CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Giovanna Morghanna Barbosa do Nascimento, Natália Basílio dos Anjos, Ruth Raquel Soares de Farias

Resumo


Este artigo trata da construção de modelos didáticos sobre artrópodes e a avaliação da contribuição dessa prática no ensino-aprendizagem em turmas de Ensino Médio durante o Estágio Supervisionado IV. O Estágio Supervisionado nas licenciaturas é, para muitos autores, o momento onde o licenciando se depara com os desafios da profissão no contexto real da sociedade. A pesquisa foi realizada em turmas do 2° ano em uma escola pública de Teresina-PI. Cada grupo de estudantes recebeu um representante da Classe Insetos e Aracnídeos e Subfilo Crustáceos, para construção dos modelos didáticos nas aulas de biologia. Os modelos produzidos, foram apresentados pelos estudantes, evidenciando as principais características e diferenças entre os táxons estudados. Observou-se erros na construção das estruturas e na explicação destas que foram devidamente corrigidos. Apesar disso, foi nítida a contribuição dos modelos didáticos no entendimento dos conteúdos, proporcionando uma aprendizagem mais concreta e interativa. Para o estagiário este momento possibilitou, um ensino a partir do pensamento crítico, desenvolvendo metodologias e flexibilizando a atuação diante das necessidades dos estudantes.  Concluiu-se que a construção dos modelos ajudou a romper com práticas tradicionais no ensino-aprendizagem de biologia, aproximando o conhecimento teórico do cotidiano.


Palavras-chave


Ensino-aprendizagem. Metodologias. Ensino Médio. Zoologia.

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DOI: http://dx.doi.org/10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p213-227.i7653

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