AS CONTRIBUIÇÕES DO JOGO DA TRILHA PARA A APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS DOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tatiana Garcia Bezerra, Raquel Jacaúna Reis, Paulo Sérgio Ribeiro da Silva, Glenda Gabriele Bezerra Beltrão

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta pedagógica aplicada ao 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Município de Barreirinha, Amazonas, na qual aborda as contribuições do jogo da trilha para a aprendizagem das quatro operações matemáticas no processo de ensino e aprendizado da matemática, possibilitando ao educando e ao educador, uma nova metodologia de ensino aprendizagem. Os resultados obtidos estão organizados em três momentos que apresentam e discutem tais resultados. O primeiro momento, apresenta as observações feitas em sala de aula a fim de verificar a real situação do desempenho dos alunos no aprendizado das quatro operações matemáticas. O segundo momento, os autores descrevem os resultados obtidos através das contribuições do jogo da trilha que foi aplicado por meio de oficina para o ensino das quatro operações básicas da matemática, e o terceiro momento, apresenta e descreve os resultados obtidos durante a roda de conversa com os alunos e uma entrevista com uma professora e um professor da turma do 6º ano do Ensino Fundamental em relação às aulas de Matemática e a importância dos jogos lúdicos, sobretudo, o jogo da trilha das quatro operações matemáticas para a aprendizagem dos alunos.


Palavras-chave


Contribuições, Jogo da Trilha, Aprendizagem, Operações matemáticas.

Texto completo:

PDF

Referências


BAIMA, Gracimélia Pires de Menezes. A contribuição do lúdico no processo ensino-aprendizagem da matemática por meio de jogos educativos e materiais manipulativos no 3º ano do Ensino Fundamental do Centro Educativo Nossa Senhora das Graças no Município de Parintins/AM. Universidade do Estado do Amazonas- UEA, Parintins, 2017.

BRASIL. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: matemática. ed. rev., e ampl. incluindo SAEB/Prova Brasil matriz de referência / Secretaria de Educação Básica – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

CABRAL, Marcos Aurélio. A utilização de jogos no ensino da matemática. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2006.

CARDOSO, Virginia C. Materiais didáticos para as quatro operações. São Paulo. CAEM- IEME/USP. 1990.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 8 eds. – São Paulo: Cortez, 2006.

JUNCKES, Rosani Casanova. A prática docente em sala de aula: mediação pedagógica. Campus Universitário de Tubarão, 2013. ISSN 21759162

LARA, Isabel Cristina M. Jogando com a matemática de 5ª a 8ª série. São Paulo: Editora Respel, 2003.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 15. Ed. São Paulo: Cortez, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p22-36.i7123

Apontamentos

  • Não há apontamentos.