O ENSINO DE FRAÇÕES MEDIADO POR JOGOS DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO

Jairo Vogado de Figueiredo, Egnilson Miranda de Moura, Joniel Mendes de Araujo

Resumo


Os jogos de aprendizagem podem ser utilizados como uma importante ferramenta no âmbito educacional, pois sua principal fundamentação se justifica em promover a reflexão, gera perspectivas positivas, desenvolve a inter-relação num dado espaço social e principalmente no aprender a indagar, analisar e comparar opiniões por parte dos educandos. Diante dessa fundamentação teórica, o objetivo principal do presente trabalho é investigar a consolidação do ensino de frações e a real situação do conhecimento referente a elas trazendo uma proposta de reflexão metodológica para que haja apropriação do conhecimento significativo em dinâmica, onde o discente seja estimulado pela cooperação e não pela coação, em atividade. Para análise comparativa da pesquisa foi realizado um teste diagnóstico entre 2 turmas de 7º ano relativo a frações, e cujos resultados foram transcritos e comunicados na forma de gráfico e tabelas. Espera-se que este trabalho estabeleça diretrizes aos educadores em buscar, desenvolver e aplicar dinamizando metodologias do ensino através dos jogos de aprendizagem, pois com devida utilização terás objetivos alcançados sem promover o cansaço do discente em atividade. 


Palavras-chave


Jogos de aprendizagem; Frações; Metodologia; Atividade; Aprendizagem

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DOI: http://dx.doi.org/10.26571/REAMEC.a2018.v6.n2.p259-272.i6842

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