ESPIRAL RePARe: UM MODELO METODOLÓGICO DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR CENTRADO NA SALA DE AULA

Sandra Maria Pinto Magina, Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Aparecido dos Santos, Vera Lúcia Merlini

Resumo


Este artigo objetiva apresentar um modelo metodológico de estratégia formativa, construído a partir de várias experiências com formação de professores entre os anos de 2001 e de 2007. O modelo, chamado espiral RePARe (Reflexão, planejamento, ação, Reflexão), toma por base as ideias teóricas de Schön (1983, 2000). O modelo foi validado em quatro projetos de pesquisa, que foram realizados em tempos (2008 a 2010 e 2013 a 2017) e espaços distintos (São Paulo, Bahia, Pernambuco e Ceará). Esses projetos focaram as estruturas aditivas ou multiplicativas e tiveram como público alvo o professor que atuava no Ensino Fundamental. Os bons resultados nos incentivaram a apresentar tal modelo para a comunidade científica. Ele segue um formato de espiral, que começa por uma ação diagnóstica, perpassando pela reflexão, depois o planejamento e, por fim, retoma-se a ação, perfazendo uma volta completa. A cada volta, o conhecimento é tratado de forma mais ampla e profunda. O número de voltas que da espiral, ao longo da formação, dependerá do acerto entre formador e formandos. O artigo conclui que a espiral RePARe como modelo metodológico eficiente de estratégia formativa, tendo em vista especificamente a formação em serviço de professor, seja ele especialista ou polivalente.

Palavras-chave


Formação de Professor; Modelo Metodológico; Ensino Fundamental.

Texto completo:

PDF

Referências


CASTLE, J. Rethinking mutual goals in school-university collaboration. In H. Christiansen, L. Goulet, C. Krentz, & M. Macers (Orgs.), Recreating relationships: Collaboration and educational reform (pp. 59-67). New York: State University of New York Press. 1997

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

IMBERNÓN, F. (2011). Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez. 2011.

LIMA, Débora. A Formação continuada de Professores que ensinam Matemática nos Anos iniciais e as Estruturas Multiplicativas. Dissertação de Mestrado. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Ilhéus: Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA), 2016. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B-vmPHQB15bdU1ZLYnl4OEhwQVk/view.

MAGINA, Sandra. (Re)significação das Estruturas Multiplicativas. Projeto de Pesquisa. CNPq: Edital Universal, 2008.

MAGINA, Sandra. As estruturas multiplicativas e a formação de professores que ensinam Matemática na Bahia. Projeto de Pesquisa. FAPESB: Edital Inovação em Práticas Educacionais nas Escolas Públicas da Bahia, 2013.

MAGINA, Sandra; MERLINI; SANTOS, Aparecido. Estrutura multiplicativa sob a ótica da teoria dos campos conceituais: uma visão do ponto de vista da aprendizagem. 3o Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (3o SIPEMAT). Fortaleza, 2012. Disponível em: http://proativa.virtual.ufc.br/sipemat2012/mesas/3/3.pdf.

MERLINI, Vera. As potencialidades de um processo formativo para a reflexão na e sobre a prática de uma professora das séries iniciais: um estudo de caso. Tese de Doutorado em Educação Matemática. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2012. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10912.

NACARATO, Adair; GRANDO, Regina. Análise compartilhada de aula: processo formativo na, da e sobre a docência. Disponível em: IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (IV SIPEM), Brasília, 2009.

PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil. Gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2010.

PONTE, João Pedro. Palestra proferida na PUC/SP, campus Marquês de Paranaguá, em 10/03/2009.

POPPER, Karl. A Lógica da Pesquisa Científica. São Paulo: Cultrix. 2a ed. 2013.

SANTANA, Eurivalda. Um estudo sobre o domínio das estruturas multiplicativas no ensino fundamental. Projeto de Pesquisa. CAPES: Observatório da Educação, 2013.

SANTANA, Eurivalda; ALVES, Alex; NUNES, Célia. Teoria dos Campos Conceituais num Processo de Formação Continuada de Professores. Bolema. 29 (53), 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bolema/v29n53/1980-4415-bolema-29-53-1162.pdf.

SANTOS, Aparecido dos (a). Processos de Formação Colaborativa em foco no campo Conceitual Multiplicativo: um caminho possível com professoras polivalentes. Tese de Doutorado em Educação Matemática. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2012. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10904.

SANTOS, Jaqueline (b). Estruturas Multiplicativas: Um Processo Formativo Reflexivo Com Dimensões Colaborativas. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Ilhéus: Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA), 2017a. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B-vmPHQB15bdemQ4bE8zVllZVFE/view.

SANTOS, Mariana (c). Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais: A Comparação Multiplicativa. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Ilhéus: Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA) 2017b. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B-vmPHQB15bdcTAyN2liazVBVVU/view.

SCHÖN, Donald. The reflective practitioner: how professionals think in action. London: Cambridge Circus, 1983.

SCHÖN, Donald. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SOUZA, Emília. Estruturas Multiplicativas: Concepção De Professor Do Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Ilhéus: Universidade Estadual de Santa Cruz, (UESC/BA), 2015. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B-vmPHQB15bdSlpSQzlENGt4dkU/view.

ZEICHNER, K. Uma análise crítica sobre a “Reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação & Sociedade, 29(103), 535-554, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000200012




DOI: http://dx.doi.org/10.26571/REAMEC.a2018.v6.n2.p238-258.i6812

Apontamentos

  • Não há apontamentos.