DESENVOLVIMENTO DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CÉLULAS EUCARIÓTICAS: RECURSO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

Autores

  • Tiago Rodrigues da Silva thiago2581@hotmail.com
    Licenciado em Ciências Biológicas. IFMA. Aluno da Especialização em Ensino de Ciências - IFMA Timon.
  • Bruna Rodrigues da Silva brunarodrigues.bs@hotmail.com
    Bacharel em Ciências Biológicas. UFPI. Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas. IFPI. Aluna da Especialização em Ensino de Ciências - IFMA Timon.
  • Evandro Bacelar Costa evandrobc1@hotmail.com
    Instituto Federal do Piauí http://lattes.cnpq.br/0838196131751418

DOI:

10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p04-21.i6626

Palavras-chave:

Células eucariontes. Jogos didáticos. Ensino e aprendizagem. Citologia.

Resumo

O objetivo do trabalho foi analisar o desenvolvimento, aplicação e avaliação de um jogo de cartas para o ensino e aprendizagem das estruturas e organelas das células animal e vegetal. O jogo foi aplicado com 30 alunos no 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Timon, MA. Os dados foram coletados através de observações do pesquisador, testes pré e pós-jogo e um questionário fechado para avaliar o jogo por parte dos estudantes. O teste pré-jogo foi aplicado após as aulas teóricas e expositivas dos conteúdos conceituais de células eucarióticas e, o pós-jogo depois da utilização da atividade lúdica com os alunos. Os resultados mostram que o jogo permitiu, entre outras possibilidades, desenvolver habilidades para reconhecer e compreender os tipos de células eucarióticas e suas estruturas e organelas correlacionadas com suas funções. O jogo auxiliou na aprendizagem dos alunos sobre os conteúdos de citologia abordados durante as aulas teóricas, proporcionando-lhes uma oportunidade de compreender, raciocinar e construir conhecimentos de difícil abstração de forma prazerosa e divertida.

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Biografia do Autor

Evandro Bacelar Costa, Instituto Federal do Piauí

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Central (IFPI). Participa de pesquisas nos eixos temáticos de Meio Ambiente, Zoologia, Ecologia, Etnobotânica e Ensino de Ciências|Biologia.Possui também técnico em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Teresina Zona Sul (2013).

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

SILVA, T. R. da; SILVA, B. R. da; COSTA, E. B. DESENVOLVIMENTO DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CÉLULAS EUCARIÓTICAS: RECURSO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 1, p. 04–21, 2019. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p04-21.i6626. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/6626. Acesso em: 18 abr. 2024.

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