A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENPEC

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2018.v6.n2.p216-237.i6244

Palavras-chave:

Formação de conceitos Científicos, Ensino de Ciências, Anos Iniciais, ENPEC.

Resumo

Este trabalho analisa pesquisas que foram apresentadas nos 18 anos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, de 1997 a 2015, enfocando a construção de conhecimentos e a formação de conceitos em Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Utilizando a pesquisa documental, localizamos 14 trabalhos que discutem a formação de conceitos nos anos iniciais. Analisou-se a definição de formação de conceitos, fundamentação teórica adotada, sugestão didática para a construção de conhecimentos e formação de conceitos e contribuições para a formação do cidadão. Este trabalho evidencia a simplicidade que a construção de conhecimentos e formação de conceitos foi abordada nos artigos sobre a Educação em Ciências nos anos inicias. Assim, identificou-se uma lacuna, ou seja, uma ausência de pesquisas em relação à construção de conhecimentos e formação de conceitos para os anos iniciais em relação às Ciências Naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sorai Vaz da Silva, Prefeitura Municipal de Quatro Barras

Atualmente é Diretora Pedagógica da Maple Bear Canadian School, auxiliando na implementação da franquia na cidade de Curitiba. Atuante na organização e padronização do colégio Canadense, coordenando treinamento e prática dos professores. Atuei no Serviço de Apoio a Infância no Tribunal de Justiça, emitindo pareceres a pedido do Juízo em processos judiciais. Graduada em PEDAGOGIA pela Universidade Metodista de Piracicaba (1989). atuei como suporte de recursos humanos - treinamento da PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATRO BARRAS. Com experiência na área de Educação, focando em treinamento de educadores, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de informação,metodologia de ensino e educação. Foco na relação estabelecida entre as escolas e as comunidades, no curso de Gestão de Assuntos Públicos o objetivo da pesquisa, foi o fortalecimento das comunidades através da interação escola/bairro. Com conhecimento em gestão de recursos humanos, planos de cargos e carreiras, bem como capacitação de funcionários, com experiência na iniciativa privada com treinamento de pessoal e gestão de recursos humanos. Concluiu o MBA em Gestão de Pessoas, com foco nas relações estabelecidas dentro dos ambientes educacionais. Especialista em Educação Infantil, Metodologia de ensino e Psicopedagogia, fluente em inglês e experiência em ensino das séries iniciais até o segundo grau. Especialista em Metodologia de Ensino, Educação Infantil, Gestão Pública e possui curso de Complementação do Magistério Superior. Atuei como Docente na UNIBRASIL Centro Universitário, curso de Pedagogia e como professora do Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Quatro Barras (até minha aposentadoria em 2018). Mestre em Educação em Ciências pela UTFPR, na área de formação científica, Educacional e Tecnológica, conclusão dezembro de 2017. Consultora na área de Educação e Gestão em Educação.

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Habilitação, mestrado em Educação e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná, atuando no curso de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Lider do Grupo de Pesquisa Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Biologia, CTS e Alfabetização Científica e Tecnológica.

Referências

AGUIAR, R.; CABRAL, I. A temática saúde nas atas do ENPEC: delineando tendências e apontando demandas de investigação em ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6, Florianópolis-SC. Anais... Florianópolis-SC, 2007.

AIKENHEAD, G. S. Science education for everyday life: evidence-based practice. Published by Teachers College Press, 1234, Amsterdam Avenue, New York, NY 10027. 2006.

AUSUBEL, D. P. Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart, and Winston. 1968.

BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Documento preliminar. MEC. Brasília, DF, 2016, versão revisada.

DELIZOICOV, D.; SLONGO, I. I. P.; LORENZETTI, I. Um panorama da pesquisa em educação em ciências desenvolvida no Brasil de 1997 a 2005. Revista Electrónica de las Ciências, v. 12, n. 3, p. 459-480, 2013.

DELL´ARETI, B. A.; FRANÇA, E.S.; MUNFORD, D. Etnografia na Pesquisa em Educação em Ciências: uma análise dos trabalhos apresentados nos ENPECS. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6, Florianópolis-SC. Anais... Florianópolis-SC, 2007.

DER VEER, R. V.; VALSINER, J. Vygotsky: uma síntese. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

DRIVER, R. Construindo conhecimento científico na sala de aula. Química nova na Escola, São Paulo, n. 9, p. 32-41, mai., 1999.

GEHLEN, S. T.; SCHROEDER, E.; DELIZOICOV, D. A abordagem histórico-cultural no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis-SC. Anais... Florianópolis-SC, 2007.

GIORDAN, A., VECCHI, G.. As origens do saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. Porto Alegre: Artmed, 1996.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D., “Alfabetização científica no contexto das séries iniciais”, Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.3, n.1, p. 37-50, mar., 2001.

LORENZETTI, L.; SILVA, T. F. da; BUENO, T. N. N. A pesquisa em ensino de química nos ENPECs (1997 a 2013): mapeando tendências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10, Águas de Lindóia-SP. Anais... Águas de Lindóia-SP, 2015.

LURIA, A R. Pensamento e linguagem as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

MONTEIRO, M. A.; NARDI, R. Tendências das Pesquisas Sobre o Ensino da Física Moderna e Contemporânea Apresentadas nos ENPEC. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6, Florianópolis-SC. Anais... Florianópolis-SC, 2007.

MOREIRA, A. M. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o ensino de ciências e a pesquisa nesta área. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.7, n.1, p. 7-29, 2002.

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. A. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo, Editora Moraes. 1982

MORTIMER, E. F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: ed. UFMG, 2000, 2ª reimpressão 2011.

NÚÑES, I. B. Vygotsky, Leontiev e Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Liber Livro, 2009.

PARANÁ, S.E.E.D. Proposta pedagógica curricular do curso de formação de docentes. Disponível em http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File /diretrizes/diretriz _formacao_docentes.pdf, acesso em 21/05/2014, 12:54 hs.

PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Tradução de: Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sergio Lima Silva. 24. ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.

RONCA, A. CARUSO, C. Teorias de ensino: a contribuição de David Ausubel. Temas Psicologia, v. 2, n. 3, p. 91-95, 1994.

SLONGO, I. I. P.; LORENZETTI, L.; GARVÃO, M. A pesquisa em educação em ciências disseminada no ENPEC (2007 a 2013): explicitando dados e analisando tendências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10, Águas de Lindóia-SP. Anais... Águas de Lindóia-SP, 2015.

VERGNAUD, G. A comprehensive theory of representation for mathematics education. Journal of Mathematical Behavior, v. 17, n. 2, p. 167-181, 1998.

VERGNAUD, G. La théorie dês champs conceptuals. Recherches en Didactique dês Mathématiques. RDM, Grenoble, v. 10, n. 2.3, p. 133-169, 1990.

VERGNAUD, G. Lev Vygotsky: pedagogo e pensador do nosso tempo. Porto Alegre: GEEMPA, 2004.

VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade. Curitiba: Ed. UFPR. 2014.

VIECHENESKI, J. P.; LORENZETTI, L.; CARLETTO, M. R. A alfabetização científica nos anos iniciais: uma análise dos trabalhos apresentados nos ENPECs. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10, Águas de Lindóia-SP. Anais... Águas de Lindóia-SP, 2015.

VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Martins Fontes, 2003.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

Publicado

2018-07-02

Como Citar

SILVA, S. V. da; LORENZETTI, L. A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENPEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 6, n. 2, p. 216–237, 2018. DOI: 10.26571/REAMEC.a2018.v6.n2.p216-237.i6244. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/6244. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.