ASPECTOS HITÓRICOS ABORDADOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS

Franklin Fernando Ferreira Pachêco, Andreza Santana da Silva, Gisele Ferreira Pachêco

Resumo


Essa pesquisa teve como objetivo geral analisar a abordagem da história dos conteúdos de matemática apresentada na coleção de livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental intitulada “matemática nos dias de hoje: na medida certa” mais usado no processo de ensino e aprendizagem da rede pública nos distritos da cidade de São Vicente Férrer/PE. Embasamos nossa revisão da literatura em diversos autores, como Brasil (1998), Miguel e Miorim (2011), Lopes e Ferreira (2013), Silveira (2015) e outros salientando a relevância da história da matemática e do livro didático para a construção do conhecimento matemático. Metodologicamente desenvolveu-se uma pesquisa documental com abordagem qualitativa, na qual investigou-se a coleção de livros didáticos intitulado de “matemática nos dias de hoje: na medida certa” dos anos finais do ensino fundamental dos autores Centurión e Jakubovic (2015), aprovado pelo PNLD 2017, 1ª edição- São Paulo, editora Leya, 2015. Os resultados indicaram que os autores da coleção dos livros didáticos se limitam quanto a abordagem da história da matemática. E, quando há sua ocorrência, de acordo com o bloco de conhecimentos propostos por Brasil (1998) o que mais se destaca na abordagem de aspectos históricos é o de números e operações.


Palavras-chave


História da Matemática; Livros didáticos; Números e Operações

Texto completo:

PDF

Referências


BARRETO, B. C.; MONTEIRO, M. C. G. G. Professor, livro didático e contemporaneidade. Revista Pesquisas em Discurso Pedagógico, Rio de Janeiro, n. 1, p. 01-06, 2008. Disponível em: . Acesso em: 15/12/2017.

BERLINGHOFF, W. P.; GOUVÊA, F. Q. A matemática através dos tempos: um guia fácil e prático para professores e entusiastas. Tradução Elza Gomide, Helena Castro. 16. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2008.

BITTENCOURT, C. M. F. Em Foco: História, produção e memória do livro Didático. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, Apresentação, set./dez. 2004. Disponível em: . Acesso em:10/12/2017.

BRASIL. S. E. F. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BROLEZZI, A. C. A arte de contar: uma introdução ao estudo do valor didático

da história da matemática. 1991. Dissertação (Mestrado em Educação) —Universidade de São Paulo, São Paulo.

CURY, H. N.; MOTTA, C. E. M. Histórias e estórias da matemática. In: CARVALHO, Luiz Mariano et al. (Ed.). História e tecnologia no ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

DÍAZ, O. R. T. A atualidade do livro didático como recurso Curricular. Tradução: Maria Susley Pereira. Linhas Críticas, Brasília: DF, v. 17, n. 34, p. 609-624, set./dez. 2011. Disponível em: . Acesso em: 15/12/2017.

FOSSA, J. A. Matemática, História e Compreensão. Revista Cocar. UEPA, v.2, p. 7-15, 2008. Disponível em . Acesso em: 13/12/2017.

GIL, A.C.Métodos e técnicas de pesquisa social. - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de janeiro: Record, 2007.

LOPES, L. S.; ALVES, A. M. M. A história no livro didático de matemática. In: anais...VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. ULBRA- Canoas- Rio Grande do Sul, 2013.

LOPES, L. S.; FERREIRA, A. L. A. Um olhar sobre a história nas aulas de matemática. ABAKÓS. PUC Minas, 2013.

MENDES, I. A.; FOSSA, J. A.; VALDÉS, J. E. N. A História como um agente de cognição na Educação Matemática. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006, 182 p.

MIGUEL, A.; MIORIM, M. Â. História da Matemática: propostas e desafios. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Coleção tendências em educação matemática).

PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 3a ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011, 136 p. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

PEREIRA, E. M. A História da Matemática nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio: conteúdos e abordagens. ITAJUBÁ-MG, 2016. 107, p.

SANTOS, L. M. Metodologia do ensino de Matemática e Física: Tópicos de história da física e da matemática. Curitiba: Ibpex, 2009.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientí- fico. São Paulo: Cortez, 2000.

SILVEIRA, Ê. Matemática: compreensão e prática. 3ª edição. São Paulo-SP, 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.26571/REAMEC.a2018.v6.n1.p107-123.i6073

Apontamentos

  • Não há apontamentos.