USO DE NARRATIVAS EM PESQUISAS SOBRE REFORMULAÇÃO CURRICULAR EM LICENCIATURAS DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2018.v6.n2.p201-215.i6060

Palavras-chave:

Formação de professores de ciências, Reformulação curricular, Narrativas

Resumo

O presente texto tem por objetivo relatar pesquisas que fizeram uso de narrativas de formadores de licenciaturas da área de ciências naturais da Amazônia, em processos de reformulação curricular dos projetos pedagógicos dos cursos em que lecionam. São quatro pesquisas relacionadas em um programa de pesquisa do Laboratório de Ensino de Ciências (EDUCIENCIA): a primeira autora defendeu sua tese no Instituto de Psicologia da USP e usou narrativas autobiográficas para caracterizar e analisar contribuições de professores de um curso de Ciências Biológicas em Rondônia e a segunda autora deu continuidade a este trabalho. As duas outras foram conduzidas por orientandos de doutorado em suas instituições de ensino superior. 

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Biografia do Autor

Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Licenciatura em Ciências pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - atual IBILCE (1973) e em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga (1974), mestre (2000) e doutora (2005) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Coordenou na UNIR o Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) ofertado pela REDE AMAZÔNICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (REAMEC). É docente colaboradora do programa de pós-graduação: REAMEC / PPGECEM - Linhas de pesquisa "Formação de professores" e "Fundamentos e metodologias de Educação em ciências e matemática"; Lidera (vice líder) o Grupo de pesquisa Laboratório de Ensino de Ciências (EDUCIENCIA) registrado no CNPq. Coordenou projetos de formação de professores de Biologia financiados pela CAPES (LICBIO e PIBID). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de ciências naturais, ensino de biologia, ensino e aprendizagem de ciências e pesquisa ação colaborativa. Coordenou o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio em Rondônia de janeiro a junho de 2014 e participou do programa como formadora de julho 2014 a maio de 2015.

Alberes de Siqueira Cavalcanti, Instituto Federal do Maranhão

Possui Doutorado em Educação em Ciências (UFMT/UFPA), Mestrado em Educação (UFMA) e Licenciatura em Filosofia (UECE). Tem Especializações em Comunicação (UNISINOS) e em Formação Docente para atuação em EaD (ESAB). Tem experiência docente na Educação Básica, Técnica e Superior, com ênfase em Filosofia e Educação, desenvolvendo estudos e pesquisas relacionados ao ensino de filosofia, educação profissional, epistemologia, formação docente. É professor efetivo do Departamento de Ciências Humanas e Sociais do IFMA campus São Luís Monte Castelo, com atuação na educação profissional e tecnológica e nos cursos de graduação. Coordena o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação (Paidéia), do IFMA campus São Luís Monte Castelo.

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Publicado

2018-07-02

Como Citar

MARTINES, E. A. L. de M.; KHUN, A. C. A.; SOUSA, A. G. de; CAVALCANTI, A. de S. USO DE NARRATIVAS EM PESQUISAS SOBRE REFORMULAÇÃO CURRICULAR EM LICENCIATURAS DE CIÊNCIAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 6, n. 2, p. 201–215, 2018. DOI: 10.26571/REAMEC.a2018.v6.n2.p201-215.i6060. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/6060. Acesso em: 25 abr. 2024.

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