A FORMAÇÃO DOUTORAL EM EDUCAÇÃO: REPENSANDO O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA PARA PROFESSORES E PROFESSORAS EXPERIENTES

Alberes de Siqueira Cavalcanti, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines

Resumo


O presente texto tem por objetivo refletir sobre a formação doutoral no campo da educação, desde a experiência formativa de inserção na organização e participação em eventos de natureza acadêmico-científica. Trata-se de um trabalho descritivo e reflexivo motivado por duas questões problematizadoras: Qual o significado do estágio num doutorado em educação? Como a participação em eventos científicos pode funcionar como estágio na formação de doutores?Defende-se que em doutorados, cujos doutorandos já são professores experientes no exercício do magistério da educação básica e/ou superior, além das ações propostas no APCN do PPGECEM / REAMEC, é igualmente significativo para a formação do(a) professor(a), doutor(a) em formação, que o estágio de docência esteja vinculado a atividades acadêmico-científicas que possibilitem e desafiem o(a) doutorando(a) a se envolver com a vida científica e acadêmica mais ampla.

Palavras-chave


Formação docente; estágio de docência; evento científico

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DOI: http://dx.doi.org/10.26571/REAMEC.a2018.v6.n1.p28-42.i5877

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