O PROCESSO DE APRESENTAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES AOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE MATO GROSSO NA CIDADE DE SINOP (MT).

Autores

DOI:

10.26571/2318-6674.a2017.v5.n2.p215-234.i5440

Palavras-chave:

Currículo, Formação Continuada, Formação na Escola

Resumo

Este artigo tem como objetivo de discutir como o currículo prescrito pelas Orientações Curriculares para o Estado de Mato Grosso foi apresentado aos professores de Matemática da rede estadual da Educação Básica da cidade de Sinop (MT). Para isso, apresenta-se uma breve revisão sobre currículo e formação continuada. Posteriormente, adotando uma perspectiva de pesquisa qualitativa, baseada em documentos e entrevistas do tipo Grupo Focal, com três grupos de professores – formadores, gestores e professores –, evidencia-se que a ausência de participação dos professores nas discussões das orientações curriculares, bem como as limitações dos formadores e da dinâmica formativa adotada, acentuam o distanciamento entre teoria e prática na formação continuada, contribuindo para que os professores se vejam como receptores da proposta curricular e solitários para enfrentar as dificuldades de implementação das prescrições do referido currículo em sala de aula.

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Biografia do Autor

Magno Rodrigo da Silva, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso

Possui curso Técnico em Multimeios Didáticos pelo Instituto Federal de Mato Grosso (2015), graduação em Ciências Naturais e Matemática com Habilitação em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015) e especialização em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes (2016). Atualmente cursa o Mestrado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campo Grande. É Técnico Administrativo Educacional no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Sinop (CEFAPRO); Editor-Chefe da Revista Eletrônica de Educação do Norte de Mato Grosso - REENOMA (ISSN: 2448-3192) . Têm interesses de pesquisa na área de Matemática, Educação Matemática, Formação de Professores e Tecnologia Educacional.

Edson Pereira Barbosa, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (1997), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002), Doutorado em Educação Matemática na UNESP/Rio Claro (2012) e é professor efetivo, Adjunto I da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Sinop. Tem experiência na área de Matemática e Educação Matemática, com ênfase em Didática da Matemática e Formação de Professores. Atualmente é coordenador do Grupo de Estudos em Ciências Naturais e Matemática (GECINMAT) e coordenador de matemática do subprojeto PIBID "Interdisicplinar em Ciências Naturais e Matemática" do Campus de Sinop/UFMT, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação matemática, história da matemática, ensino de matemática e produção de significados. 

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Publicado

2017-12-01

Como Citar

SILVA, M. R. da; BARBOSA, E. P. O PROCESSO DE APRESENTAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES AOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE MATO GROSSO NA CIDADE DE SINOP (MT). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 5, n. 2, p. 215–234, 2017. DOI: 10.26571/2318-6674.a2017.v5.n2.p215-234.i5440. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5440. Acesso em: 19 abr. 2024.