A EDUCAÇÃO INFANTIL NA EDUCACAO DO CAMPO: UM OLHAR A PARTIR DAS PRODUÇÕES DA ANPED DOS ANOS DE 2012 A 2016

Autores

DOI:

10.26571/2318-6674.a2017.v5.n2.p201-214.i5419

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação do Campo, Pesquisa

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar as pesquisas que buscam contribuir para o desenvolvimento curricular da educação infantil no contexto do campo. O procedimento metodológico na construção deste estudo foi realizado a partir do estado da arte que segundo Ferreira (2002) trata-se de um inventário descritivo, cujo principal objetivo é criar um quadro panorâmico das pesquisas realizadas em torno de temas específicos. Assim, realizamos o levantamento dos trabalhos apresentados e publicados nos anais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) entre os anos de 2012 a 2016 voltadas a educação infantil no contexto do campo. Os movimentos sociais populares do campo reivindicam o direito a uma educação contextualizada, voltada aos reais interesses dos povos que habitam e trabalham nos diversos campos brasileiro. As experiências de aprendizagens nos trabalhos mapeados, ratificam o que já nos propomos investigar que envolve a formação profissional dos docentes, se os professores residem na comunidade onde a escola está localizada, e ainda, se na prática pedagógica e no brincar das crianças há elementos naturais tais como água, árvores, gravetos, folhas, frutos, sementes ou qualquer elemento da fauna e flora local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Agda Monteiro de Souza, Universidade do Estado do Amazonas

Doutoranda em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia na Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Mestra em Educação em Ciências e Pedagogia formada pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Professora Colaboradora nos cursos de Pedagogia PARFOR e Pedagogia do Campo da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Experiência na ministração dos componentes curriculares TCC, Estágio, Política Educacional, Planejamento de Ensino e Avaliação da Aprendizagem, História da Criança Sociedade e Cultura. Coorientadora de projeto de iniciação científica - PAIC/FAPEAM/UEA. Membra do Grupo de Estudo e Pesquisa para Formação de Professores em Educação em Ciências na Amazônia - GEPEC/ UEA que atua nas linhas de pesquisas sobre Educação em Ciências, Currículo, Formação de Professor e Educação do Campo. Tem publicação em capítulo de livros, em periódicos Qualis A e B indexados e em anais de eventos. Participante de banca avaliadora de trabalho de conclusão de curso (monografia) de graduação e de trabalhos de iniciação científica (PAIC). Possui proficiência no idiomas inglês e espanhol básico. (https://orcid.org/0000-0001-5146-5447)

Lucinete Gadelha da Costa, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1995) com Habilitação em Orientação Escolar, Especialização em Educação Popular (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas ? UFAM (2001), Doutorado em Educação - Universidade Federal da Paraíba (2012). Nesse caminhar venho desenvolvendo estudos sobre os temas: Formação de Professores, Gestão educacional, Currículo, Educação Popular, Educação do Campo e Ensino de Ciências. Professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas- UEA, vinculada ao curso de Pedagogia, Programa de Pós-graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores para a Educação em Ciências na Amazônia (GEPEC/UEA).

Referências

ARROYO, Miguel G.; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. (Orgs). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BATISTA, M. do S. X. A infância para o movimento dos trabalhadores rurais sem terra – MST: lugar de criança é no movimento. In: Anais do XXIII encontro de pesquisa educacional do nordeste: educação e cidadania. vol. 2. Terezina: EDUFPI, 2016, pg. 784-799.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução MEC/CNE/CEB nº 2 de 2008. Diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Brasília, DF, 2008.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução MEC/CNE/CEB n º 5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília/DF, 2009.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas estado da arte. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 79, p. 257-272, Ago, 2002.

GONÇALVES, S. de N. B.; AVIZ, F. R. S. O currículo da educação infantil do campo: a experiência da EMEI Cantinho do Saber na Vila de Aturiaí no município de Augusto Corrêa-PA. In: Anais da 1ª reunião científica ANPED norte: políticas públicas e formação humana: desafios para a educação Panamazônica. Belém, PA. 2016, pg. 1358-1373.

RODRIGUES, V. R.; LIMA, L. L. O. O trabalho docente na educação infantil no contexto da escola rural. In: Anais do XIII encontro de pesquisa em educação da região centro-oeste: projeto nacional de educação: desafios éticos, políticos e culturais. Brasília: Universidade de Brasília, 2016.

SILVA, Ana Paula Soares da; PASUCH, Jaqueline; SILVA, Juliana Bezzon da. Educação Infantil do Campo. São Paulo: Cortez, 2012.

SILVA, A. P. S.; PASUCH, J. Orientações Curriculares Nacionais para a Educação Infantil do Campo. In: I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais, 2010, Belo Horizonte. I Seminário Nacional em Movimento – Perspectivas Atuais, 2010.

SILVA, C. V. M.; SODRÉ, L. G. P. O brincar das crianças do campo: uma proposta de análise. In: Anais do XXIII encontro de pesquisa educacional do nordeste: questões sobre a educação e ensino. vol. 4. Terezina: EDUFPI, 2016, pg. 29-4.

Publicado

2017-12-01

Como Citar

SOUZA, A. M. de; COSTA, L. G. da. A EDUCAÇÃO INFANTIL NA EDUCACAO DO CAMPO: UM OLHAR A PARTIR DAS PRODUÇÕES DA ANPED DOS ANOS DE 2012 A 2016. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 5, n. 2, p. 201–214, 2017. DOI: 10.26571/2318-6674.a2017.v5.n2.p201-214.i5419. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5419. Acesso em: 24 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)