FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA A JUVENTUDE EM FOCO

Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, Irene Cristinna de Mello, Mariuce Campos de Moraes, Elane Chaveiro Soares

Resumo


Este artigo tem o objetivo descrever e analisar o percurso de organização e execução do curso de Pós-graduação Lato sensu em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude na modalidade a distância. A sua oferta ocorreu no período de agosto de 2014 a maio de 2016, pelo Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas e da Terra, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Colíder, Juara, Nova Xavantina e Pontes e Lacerda. O desenvolvimento dos trabalhos proporcionou formação continuada para sessenta e seis professores que atuam na EJA, em vinte e dois municípios do Estado de Mato Grosso. Entendemos que a formação contribuiu para que os educadores, que atuam nessa modalidade de ensino, compreendam a conceituação da palavra juventude e sua situação sociológica na contextualização da escolarização e do mundo do trabalho. Sobretudo, contribuiu para umareflexão sobre suas práticas como intervenções nas escolas de sua comunidade com possibilidade de alterá-las de modo qualitativo.

Palavras-chave


Formação Continuada; Educação de Jovens e Adultos; Juventude.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.26571/2318-6674.a2016.v4.n2.p120-131.i5333

Apontamentos

  • Não há apontamentos.