A SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Autores

DOI:

10.26571/2318-6674.a2016.v4.n1.p35-56.i5316

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Leitura e Escrita, Histórias em Quadrinhos, Contextualização.

Resumo

Este estudo refere-se a uma pesquisa qualitativa no campo da Leitura e Escrita nas aulas de Matemática que visa analisar a introdução de conceitos matemáticos através das histórias em quadrinhos. Investigaram-se as contribuições dessa perspectiva metodológica para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. O embasamento teórico utilizado centra-se no enfoque histórico-cultural da teoria vygotskiana, bem como em estudos realizados recentemente sobre a linguagem matemática e a utilização da Leitura e Escrita nas aulas de Matemática, por diversos pesquisadores. A pesquisa desenvolveu-se com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do município de São Luís (MA). Para tanto foram elaboradas atividades com histórias em quadrinhos, que buscaram o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos, que foram observados pelo pesquisador e também pelo professor-colaborador. Os resultados evidenciam que as HQs contribuem para aprendizagem da matemática na medida em que despertam a atenção dos estudantes para o conhecimento matemático e lhes permitem atribuição de significado aos conceitos estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ricardo José Fernandes Anchieta, Instituto Federal do Maranhão

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (2002) e Doutor e Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Atualmente é professor de ensino básico técnico e tecnológico (EBTT) do Instituto Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem matemática, história em quadrinhos, educação, ensino de matemática, matemática e aprendizagem. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEM) do Campus São Luís - Centro Histórico.

Lígia Françoise Lemos Pantoja, Universidade do Estado do Pará

Possui Doutorado em Educação em Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação da Rede Amazônica - REAMEC pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2017); Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2008); Especialização em Educação Matemática (2005); Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2002); Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2008) . Atualmente é servidora pública da Universidade do Estado do Pará. e Secretaria Estadual de Educação com experiência na área da Matemática e Educação Matemática, atuando principalmente com os seguintes temas: Resolução de Problemas, Didática da Matemática, Conexões no Ensino de Matemática, entre ouros.

Publicado

2016-06-30

Como Citar

ANCHIETA, R. J. F.; PANTOJA, L. F. L. A SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 4, n. 1, p. 35–56, 2016. DOI: 10.26571/2318-6674.a2016.v4.n1.p35-56.i5316. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5316. Acesso em: 19 abr. 2024.