A SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Ricardo José Fernandes Anchieta, Lígia Françoise Lemos Pantoja

Resumo


Este estudo refere-se a uma pesquisa qualitativa no campo da Leitura e Escrita nas aulas de Matemática que visa analisar a introdução de conceitos matemáticos através das histórias em quadrinhos. Investigaram-se as contribuições dessa perspectiva metodológica para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. O embasamento teórico utilizado centra-se no enfoque histórico-cultural da teoria vygotskiana, bem como em estudos realizados recentemente sobre a linguagem matemática e a utilização da Leitura e Escrita nas aulas de Matemática, por diversos pesquisadores. A pesquisa desenvolveu-se com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do município de São Luís (MA). Para tanto foram elaboradas atividades com histórias em quadrinhos, que buscaram o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos, que foram observados pelo pesquisador e também pelo professor-colaborador. Os resultados evidenciam que as HQs contribuem para aprendizagem da matemática na medida em que despertam a atenção dos estudantes para o conhecimento matemático e lhes permitem atribuição de significado aos conceitos estudados.

Palavras-chave


Ensino de Matemática; Leitura e Escrita; Histórias em Quadrinhos; Contextualização.

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DOI: http://dx.doi.org/10.26571/2318-6674.a2016.v4.n1.p35-56.i5316

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