PLANTAS MEDICINAIS CULTIVADAS PELA PASTORAL DA SAÚDE DE CACOAL - RO

Autores

DOI:

10.26571/2318-6674.a2015.v3.n1.p99-114.i5309

Palavras-chave:

Plantas medicinais, Pastoral da Saúde, Cacoal, Etnobotânica.

Resumo

A utilização de plantas medicinais na cura e tratamento de doenças é milenar. Muitas vezes as plantas medicinais constituem como sendo o único recurso terapêutico de grupos étnicos e comunidades. Para que o potencial das plantas seja utilizado de maneira benéfica pela sociedade é necessário identificá-las corretamente. Este trabalho teve como objetivo identificar as plantas medicinais utilizadas pela Pastoral da Saúde de Cacoal, estado de Rondônia. O levantamento das espécies de plantas medicinais cultivadas pela Pastoral foi realizado através de chaves de identificação taxonômica, comparação com literaturas técnicas especializadas, bem como especialistas da área. Foram identificadas 41 espécies com utilização medicinal, pertencentes a 36 gêneros e 24 famílias. As famílias melhor representadas foram Lamiaceae (10 espécies) e Asteraceae (04 espécies). A maioria das espécies tem como origem o Brasil (30,23%) e a Europa (13,95%). O presente trabalho servirá de embasamento para estudos que porventura vier a ser realizados na região, auxiliando assim na disseminação conhecimento tradicional

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edslei Rodrigues de Almeida, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Possui Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, pela Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática/REAMEC, pela Universidade Federal do Mato Grosso/UFMT. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática - Área de concentração: Ensino de Biologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUC-Minas. Especialista em Plantas Medicinais - Uso, Manejo e Manipulação, pela UFLA - Universidade Federal de Lavras, Didática do Ensino Superior, pela FACIMED- Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, atualmente responde pela Pró-Reitoria de Ensino. Tem experiência na área de Ensino de Biologia, nas seguintes áreas do conhecimento: Biologia Evolutiva, Botânica de Criptógamas, Formação de Professores, Educação Profissional e Gestão Escolar. Atuando principalmente nos seguintes temas: Etnobotânica; Metodologia do Ensino de Ciências/Ensino de Biologia; Biologia Evolutiva; Desenvolvimento de Material Didático e Formação de Professores.

Celso Costa Santos Júnior, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

Graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal - FACIMED (2008). Especialista (latu sensu) em Biodiversidade da Amazônia, pela Faculdade de Rolim de Moura - FAROL(2009). Atualmente é Analista Ambiental e Agente de Fiscalização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio/MMA, atuando como gestor, desde 2009, na Reserva Biológica do Guaporé, sudoeste da Amazônia. Atua principalmente nos seguintes temas: Gestão e Conservação da Biodiversidade em Unidades de Conservação. Pesquisa, Monitoramento e Manejo da Fauna.

Germano Guarim Neto, Universidade Federal de Mato Grosso

possui graduação em História Natural pela Universidade Federal de Mato Grosso (1974), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/Universidade do Amazonas (1978) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/Universidade do Amazonas (1986). Foi Diretor da Sociedade Botânica do Brasil, secccional Centro Oeste; Membro do Conselho Superior da SBB;Secretário Regional da SBPC. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Fanerógamas, atuando principalmente nos seguintes temas: morfologia e taxonomia, etnobotânica, plantas medicinais, educação e meio ambiente/educação ambiental, comunidades humanas e recursos vegetais. É especialista em Sapindaceae neotropicais, família na qual tem diversas publicações. Foi implantador do Herbário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e seu primeiro Curador (1979-1983), função que voltou a ocupar a partir de 2010 até outubro de 2016. É professor titular, concursado, da Universidade Federal de Mato Grosso, vinculado ao Depto. de Botânica e Ecologia/Instituto de Biociências. Orientou trabalhos nos Mestrado e Doutorado em Educação, na Linha de Educação e Meio Ambiente/UFMT; no Mestrado e Doutorado em Saúde e Ambiente, na Linha de Etnobotânica de plantas medicinais; nos Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade - Mestrado e Doutorado (IB/UFMT); em Ciências Ambientais - Mestrado (UNEMAT-Cáceres-MT). Atualmente orienta no Mestrado em Ensino de Ciências Naturais (IF/UFMT); no Doutorado da REAMEC (pólo UFMT); no Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia (UFMT), da Rede Pró Centro Oeste. De 14 de outubro de 2016 a 11 de agosto de 2017 exerceu o cargo de Pró-Reitor de Pesquisas da Universidade Federal de Mato Grosso.

Publicado

2015-12-30

Como Citar

ALMEIDA, E. R. de; MARINO, L. de S.; SANTOS JÚNIOR, C. C.; GUARIM NETO, G. PLANTAS MEDICINAIS CULTIVADAS PELA PASTORAL DA SAÚDE DE CACOAL - RO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 3, n. 1, p. 99–114, 2015. DOI: 10.26571/2318-6674.a2015.v3.n1.p99-114.i5309. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5309. Acesso em: 20 abr. 2024.