CARACTERIZAÇÃO SÓCIO GEOGRÁFICA DOS ÍNDIOS MAMAINDÊ CABIXI: A EMERGÊNCIA DOS SABERES A PARTIR DA SUA PRÁTICA SOCIA

Autores

DOI:

10.26571/2318-6674.a2015.v3.n1.p71-86.i5307

Palavras-chave:

Saber-fazer matemático, Nação Mamaindê, Vale do rio Guaporé.

Resumo

Este trabalho é resultado de pesquisa bibliográfica de relativa densidade e aprofundamento sucedida de levantamento etnográfico com considerável aporte na semiótica sincrética e na observação participante, com o propósito de desvendar as origens do povo Mamaindê Cabixi estabelecidos na região noroeste do estado do Mato Grosso – Brasil, para por meio destes compreender e registrar os limitadores e facilitadores cotidianos que propiciam o pensar e o saber-fazer matemático próprios dos Mamaindê, com dados que remontam a meados de 1.727 e até hoje, aqui nos aproximamos bastante da identificação exata das origens do povo Mamaindê. Nos apoiamos para tanto nos registros etno históricos e antropológicos produzidos por Antonio Pires de Campos, Edgar Roquette Pinto, Alfred Metraux, David Price e Levi Strauss, além das entrevistas, gravações de áudio e de vídeo realizadas junto as lideranças indígenas da aldeia Mamaindê Cabixi, sob autorização expressa dos mesmos por meio de termo de consentimento livre e esclarecido e autorização da Funai

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Erasmo Borges de Souza Filho, Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte

Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2003); Mestrado em Educação(1998) e Especialização em Educação (1992) pela UNAMA-PA. Graduação em Serviço Social (1989), Licenciatura em Desenho (1982) e Engenharia Civil (1980) pela UFPa. Professor adjunto III, no curso de Artes Visuais, Cinema e Audiovisual, e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará; Foi professor Titular nos cursos de Comunicação Social, Artes Visuais e Tecnologia da Imagem, e do Programa de Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura, da Universidade da Amazônia, UNAMA, no período 1982-2015; Áreas de atuação: Semiótica; Artes Visuais e Tecnologia da Imagem; Desenho e ilustração digital; Fotografia Digital; Audiovisual; Animação e Multimídia. Pesquisa na área de:Etnomatemática; Educação Indígena; Semiótica na relação Cinema e Literatura.

Evanil de Almeida Cardoso, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2004) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Atualmente é professora titular i da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: teste seletivo, educação, matemática, educação infantil e lúdico, matemática, ensino, metodologia e matemática, lúdico, educação.

Nerio Aparecido Cardoso, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Estatística - Universidade Federal do Paraná (2004), Especialização em Técnologia da Informação - Universidade Federal do Paraná (2007), Mestrado em Engenharia Agronômica - Universidade Federal do Paraná (2008) e Doutor pela Universidade Federal do Mato Grosso - REDE AMAZÔNICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - REAMEC (2016). Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal de Rondônia do Departamento de Matemática e Estatística. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, Mineração de Dados, Planejamento e Experimentos, Análise Regressão e Correlação voltados para áreas industriais, agrícolas, fisioterapicas, ciências do solo, biológicas e médica. Bem como experiência em métodos de análises de registros e validação de resultados de pesquisas com abordagem quali-quantitativa.

Publicado

2015-12-30

Como Citar

SILVA, C. da; SYRYCZYK, E. F.; SOUZA FILHO, E. B. de; CARDOSO, E. de A.; CARDOSO, N. A. CARACTERIZAÇÃO SÓCIO GEOGRÁFICA DOS ÍNDIOS MAMAINDÊ CABIXI: A EMERGÊNCIA DOS SABERES A PARTIR DA SUA PRÁTICA SOCIA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 3, n. 1, p. 71–86, 2015. DOI: 10.26571/2318-6674.a2015.v3.n1.p71-86.i5307. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5307. Acesso em: 29 mar. 2024.