PROPOSTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO PROGRAMA DA MATÉRIA DE ENSINO CÁLCULO, DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO, DÉCADA DE 1930

Autores

DOI:

10.26571/2318-6674.a2014.v2.n1.p115-122.i5299

Palavras-chave:

Formação de professores, prática de ensino, matéria de Ensino, Instituto de Educação.

Resumo

A proposta de formação de professores, para o ensino de matemática, foi investigada no referido trabalho, a partir da análise do programa da matéria de ensino Cálculo, do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, na década de 1930, instituição referência para a formação de professores, no período anunciado. A formação de professores no Instituto de Educação anunciava a efetivação de uma proposta que não divorciasse a teoria e a prática, e tentava garantir isso na insistência do relacionamento das matérias de ensino com as matérias da seção de prática de ensino, entretanto, às matérias de ensino não estava destinado o ensino e aprendizagem dos conteúdos do ensino primário, não se constituía um fim desta. Marcando uma época de insistência nas questões do método para o ensino, tendo em vista uma formação menos clássica, e mais profissional, justificada na produção científica da educação. Como próprio período investigado indica, trata-se de um trabalho de cunho histórico, filiado aos estudos da História da Educação, e mais intimamente, da História da educação matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Martha Raíssa Iane Santana da Silva, Universidade de Guarulhos

Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação de Educação Matemática, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), campus Ilhéus - BA.Doutora em Educação e Saúde (UNIFESP - 2017); doutorado sanduíche Université Paris Sud - Paris XI (2014 - 2015), pelo projeto de cooperação internacional entre as agências CAPES e COFECUB; mestre em Ciências: educação e saúde na infância e na adolescência (UNIFESP - 2013); Pedagoga (Faculdade Social da Bahia - 2010). Professora colabora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM - UESC). Componente do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT) e Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Diversidade Cultural (GPEMDIC). Possui experiência na organização de atividades de Formação continuada para professores, no trabalho com Escolas populares, Educação Infantil e ações de formação para adolescentes e jovens. Experiência na docência no ensino superior, no Curso de Pedagogia da Universidade de Guarulhos (UNG), nas disciplinas de Introdução à Pedagogia, Metodologia do Ensino de Matemática, Currículo, Educação de Jovens e Adultos, Educação Infantil; Didática: Organização Pedagógica, Currículos, programas e projetos pedagógicos; Práticas de Ensino: aspectos sócio, cultural e político na formação do gestor educacional.

Publicado

2014-12-30

Como Citar

SILVA, M. R. I. S. da. PROPOSTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO PROGRAMA DA MATÉRIA DE ENSINO CÁLCULO, DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO, DÉCADA DE 1930. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 2, n. 1, p. 115–122, 2014. DOI: 10.26571/2318-6674.a2014.v2.n1.p115-122.i5299. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5299. Acesso em: 19 abr. 2024.