EDUCAÇÃO & TECNOLOGIA: REFLEXÕES SOBRE A INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO

Liliane da Silva Coelho Jacon, Ana Carolina Garcia de Oliveira, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines, Irene Cristina de Mello

Resumo


Nos tempos atuais, existe um apelo cada vez maior para a inclusão de dispositivos móveis na sala de aula, tais como tablets, celulares, smartphones com o intuito de melhorar o aprendizado a as práticas de ensino. No entanto, a presença dessas tecnologias provoca questionamentos, desafios, reflexões sobre a necessidade de repensar a prática pedagógica. Para isto, o objetivo deste artigo é apresentar os resultados parciais de uma pesquisa exploratória para discutir o processo de incorporação de tecnologias na educação. Primeiramente, são apresentadas algumas reflexões sobre a expansão tecnológica e suas aplicações. Em seguida, é abordado o processo de incorporação das TIC na educação: quais as etapas necessárias e os desafios e tensões a serem superados, principalmente com relação à formação de professores. O professor continua a ser crucial para orientar o processo de ensino aprendizagem, mas o seu papel de professor muda. Apresenta também o relato de uma atividade pedagógica realizada com a participação de discentes do curso de licenciatura Química da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) sob a orientação de duas professoras (uma formadora de professores de Química e uma professora de informática).

Palavras-chave


Formação de professores; Dispositivos móveis; Tecnologia de informação e comunicação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.26571/2318-6674.a2013.v1.n1.p88-101.i5290

Apontamentos

  • Não há apontamentos.