ENSINO DE RETAS E PLANOS COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA 3D MOBILE

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.10042

Palavras-chave:

Ensino de matemática. Geometria analítica. Recursos tecnológicos. Objetos de aprendizagem.

Resumo

A matemática é aplicada em diversas áreas do conhecimento e o seu entendimento fornece base para aprender outros conteúdos na vida cotidiana e na trajetória acadêmica de qualquer pessoa. No entanto, devido à dificuldade de interpretação e visualização, alguns conceitos, como retas e planos, apresentam índices de aprendizagem não satisfatórios em muitas ocasiões, mas que podem ser contornados com o auxílio de tecnologias nas metodologias de ensino, e com isso vem a ideia da utilização de objetos de aprendizagem. Logo, esta pesquisa tem por objetivo uma investigação prática do ensino de retas e planos auxiliado pelo GeoGebra 3D Mobile. Para tanto, discentes matriculados em turmas de geometria analítica são divididos em dois grupos, sendo um destes de caráter experimental e o outro de controle. O grupo de controle tem aulas sem o intermédio do recurso tecnológico enquanto que o grupo experimental tem a intervenção do aplicativo em suas aulas. Ao grupo experimental, após apresentação do aplicativo, são ministrados os conteúdos utilizando as funcionalidades da ferramenta em questão. Ao final, todos os alunos são submetidos a uma avaliação de aprendizagem que aponta que os discentes do grupo experimental tiveram resultados mais satisfatórios que o grupo de controle. Isso mostrou que a aprendizagem pode ser dinâmica e interativa quando recursos tecnológicos, como o GeoGebra, são utilizados em sala de aula. A pesquisa revelou apontamentos pedagógicos muito pertinentes quanto a forma com que foram divididos os grupos em questão, trazendo assim contribuições metodológicas consideráveis em pesquisas dessa natureza.

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Biografia do Autor

Murilo Carvalho Feitosa, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Bolsista do projeto Estudo e Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem em ciências exatas e naturais pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Adelmo Artur de Aquino, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Bacharel em Ciência e Tecnologia (UFERSA). Graduando Engenharia de Computação (UFERSA), com ênfase em Automação Industrial. Mestrando em Ensino, na linha de Ciências Exatas e Naturais (UERN). Pesquisador em Física Experimental Básica associada às Novas Tecnologias da Informação, e em Gamificação do Ensino de Física.

Otávio Paulino Lavor, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2011), graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2011), graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo (2010), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2013) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Física e Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais, Física Matemática e Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: equações diferencias especiais e aplicações, antenas de microfita, ensino de física e de matemática.

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Publicado

2020-06-05

Como Citar

FEITOSA, M. C.; DE AQUINO, A. A.; LAVOR, O. P. ENSINO DE RETAS E PLANOS COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA 3D MOBILE. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 374–391, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.10042. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10042. Acesso em: 24 abr. 2024.

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