Foco e Escopo

A Revista REAMEC aceita para publicação trabalhos inéditos ou não, escritos em português, inglês, espanhol, resultantes de estudos teóricos e pesquisas que incidam na produção do conhecimento na área de Educação em Ciências e Matemática. Aceitando pesquisas realizadas nas próprias instituições, como nas demais instituições nacionais e internacionais.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega (double blind peer review), para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Os autores do documento excluiram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.
  2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

Todos os artigos submetidos passam por programa anti-plágio antes de se encaminhado aos avaliadores. Em caso de detecção de plágio ou autoplágio, o artigo submetido será arquivado.

 

Periodicidade

Desde 2016, a revista publica, dois volumes anuais. Sendo o primeiro volume publicado em junho e o segundo volume em dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

A Revista também não cobra taxas dos autores para publicação (APCs).

 

Licença Creative Commons
Licenciado com Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política Livre de Plágio

Essa revista utiliza programas gratuitos para detecção de plágio. Os trabalho que contiverem plágio serão prontamente rejeitados e arquivados.

 

Ahead of Print (AOP)

A partir de 2018, as publicações da Revista REAMEC serão disponibilizadas antecipadamente pelo processo Ahead of Print (AOP). Tal processo consiste em disponibilizar antecipadamente para haver maior agilidade na comunicação científica sobre os resultados obtidos. De tal modo, ao final dos meses de junho de dezembro serão finalizadas as edições AOP.