Foco e Escopo

A Revista REAMEC aceita para publicação trabalhos inéditos ou não, escritos em português, inglês, espanhol, resultantes de estudos teóricos e pesquisas que incidam na produção do conhecimento na área de Educação em Ciências e Matemática. Aceita pesquisas realizadas nas próprias instituições associada na Rede, como nas demais instituições nacionais e internacionais.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Editores
  • Dailson Costa
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega (double blind peer review), para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Os autores do documento excluiram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.
  2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

Todos os artigos submetidos passam por programa anti-plágio antes de se encaminhado aos avaliadores. Em caso de detecção de plágio ou autoplágio, o artigo submetido será arquivado.

 

Periodicidade

Desde 2016, a revista publica, dois volumes anuais, sendo o primeiro volume publicado em junho e o segundo volume em dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

A Revista também não cobra taxas dos autores para publicação (APCs).

 

Licença Creative Commons
Licenciado com Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política Livre de Plágio

Essa revista utiliza programas gratuitos para detecção de plágio. Os trabalho que contiverem plágio serão prontamente rejeitados e arquivados.

 

Ahead of Print (AOP)

A partir de 2018 as publicações da Revista REAMEC são disponibilizadas antecipadamente pelo processo Ahead of Print (AOP)Este processo consiste em disponibilizar, antecipadamente, os artigos aprovados e editados com o objetivo de agilizar a comunicação científica das pesquisas realizadas. Isto é, na medida que o manuscrito é aprovado e revisado pelo(s) autor(es) a editoração é realizada em seguida e o texto é publicado imediatamente (com o DOI). O referido número será finalizado em dezembro deste ano com o Editorial.