ESTADO E FUNDO PÚBLICO: FERRAMENTAS A SERVIÇO DO CAPITAL

Autores

  • Amanda Fontenelli amandafontenelli@yahoo.com.br

Palavras-chave:

Estado, Fundo público, Crise financeira

Resumo

Nos últimos anos, evidenciou-se a estratégia de salvamento das crises financeiras capitalistas pelo Estado, o qual por meio de políticas econômicas liberais, incentivos fiscais e retração dos direitos sociais tem servido de modo cada vez mais explícito aos interesses do Capital.  Diante do esgotamento da superprodução industrial e a escassez de novos espaços para exploração, o capital vê-se em disputa pelo fundo público para enfrentamento de suas crises estruturais. Este artigo propõe a discussão acerca do Estado e do fundo público, tendo em vista seus papéis no capitalismo. Fundamenta-se no método de análise dialético marxista e e pretende debater a crise do capital e seus desdobramentos sobre o Estado e fundo público. Dividido em três etapas, o presente artigo inicialmente contemplará a análise sobre o sistema capitalista e as características intrínsecas às suas crises econômicas, tecerá sobre a relação entre Estado e fundo público e, por fim, desembocará na discussão desta relação com as estratégias de manutenção do sistema econômico vigente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Fontenelli

Mestranda no programa de Pós-graduação em Política Social da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso.

Referências

ARRETCHE, Marta T. S. Políticas Sociais no Brasil: descentralização em um Estado federativo. RBCS, Vol. 14, N.40, Jun99.

BEHRING, Elaine; BOSCHETTI, I. Política social: fundamentos e história. São Paulo: Editora Cortez, 2006.

BEHRING. E. Brasil em contra-reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. São Paulo: Editora Cortez, 2003.

BEHRING. E. Financeirização, Fundo Público e Política Social. São Paulo, Cortez, 2012.

CARNOY, Martin. Estado e Teoria Política. Campinas: Editora Papirus, 1986.

CHESNAIS, François. A globalização e o curso do capitalismo de fim-de-século. Rev. Economia e Sociedade, Campinas, (5):1-30, dez.1995.

CASTELO, Rodrigo. O social-liberalismo: auge e crise da supremacia dos poderes e outros ensaios. São Paulo: Editora Cortez, 2013.

CHESNAIS, François. O capital portador de juros: acumulação, internacionalização, efeitos econômicos e políticos. In: CHESNAIS, François (Org.). A finança mundializada. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005, p.35‐68.

ENGELS, Friederich. A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. São Paulo: Editora Centauro, 2002.

FATORELLI, Maria Lúcia. Auditora Cidadã da Dívida Pública: Experiências e Métodos. Brasília: Imove Editora, 2013.

MARTIN, Marcel. A Linguagem Cinematográfica. São Paulo: Editora Brasiliense, 2003.

MARX, KARL. O Capital. Editora Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1971.

MÉSZÁROS, István. A crise estrutural do capital. São Paulo: Editora Boitempo, 2009.

MAQUIAVEL, Nicolas. O Príncipe. Brasília: Editora UnB, 1999.

SALVADOR, E. Fundo Público e Seguridade Social no Brasil. São Paulo: Editora Cortez, 2010.

SALVADOR, E. Fundo Público e o financiamento das Políticas Sociais no Brasil. Serv. Soc. Rev. Londrina, Vol. 14, N.2, p. 04-22, Jan./Jun. 2012.

SALVADOR, E. Fundo público e políticas sociais na crise do capitalismo. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 104, p. 605-631, out./dez. 2010

SILVA, Maria Lucia Lopes da. Previdência Social no Brasil: (des)estruturação do Trabalho e Condições para sua universalização. S.Paulo: Editora Cortez, 2012.

SILVA, Giselle Souza da. Fundo Público e Políticas Sociais: o trabalho necessário sobre a égide do capital portador de juros. Anais do Circuito I de trabalhos acadêmicos. 2011.

KOUTCHIN, André. Apontamentos Sobre a Conversão do Capital-Mercadoria e do Capital- Dinheiro em Capital Comercial e Capital Financeiro Como Formas do Capital Mercantil. VIII Colóquio Internacional Marx e Engels.

WEFFORT, Francisco C. Os Clássicos da Política. São Paulo: Editora Ática, 2001.

Downloads

Publicado

2020-02-08

Como Citar

FONTENELLI, A. ESTADO E FUNDO PÚBLICO: FERRAMENTAS A SERVIÇO DO CAPITAL. REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 157–179, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rdtps/article/view/9756. Acesso em: 20 abr. 2024.