ACUMULAÇÃO CAPITALISTA: sistema desmascarado por Marx há quase 180 anos

Autores

  • Alex Rodrigues Teixeira revdtps@gmail.com
    UFMT

Palavras-chave:

Materialismo histórico, Acumulação do capital, Relações de produção

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão atual sobre o processo de produção e reprodução da força de trabalho e sobre a evolução da acumulação capitalista, com consequente centralização do capital em detrimento da qualidade de vida dos trabalhadores. Enfatizamos que o momento é de elevação do exército industrial de reserva e da opressão da classe trabalhadora. A temática é aqui retomada para pensar a conjuntura atual, de retirada e direitos, e para revigorar a luta dos trabalhadores brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Rodrigues Teixeira, UFMT

Mestre em Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social pela Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT, Graduado em Economia pela UFMT. Pós Graduado em Gestão Publica pela Universidade de Cuiabá. MBA em Negócios Financeiros pela PUC/Rio.

Referências

BEHRING, Elaine Rossetti. Brasil em contra-reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. 2. ed. 1. reimpr. São Paulo: Cortez, 2008.

BUEY, Francisco Fernández. Marx ( Sem Ismos). tradução e apresentação Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004.

GORENDER, Jacob. Apresentação de O CAPITAL: Critica a Economia Política – O processo de produção do Capital. revisão Paul Singer, tradução Regis Barbosa e Flávio R Klothe. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda, 1996.

LENIN, Valdimir Ilitch. O Estado e a revolução: o que ensina o marxismo sobre o Estado e o papel do proletariado na revolução. tradução revista por Aristides Lobo. 1. ed. 2. reimp. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2009.

MARX, Karl. O CAPITAL: Critica a Economia Política – O processo de produção do Capital. Vol. 1, livro primeiro Cap. I a XII, revisão Paul Singer, tradução Regis Barbosa e Flávio R Klothe. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda, 1996.

Downloads

Publicado

2018-09-02

Como Citar

TEIXEIRA, A. R. ACUMULAÇÃO CAPITALISTA: sistema desmascarado por Marx há quase 180 anos. REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 200–218, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rdtps/article/view/8870. Acesso em: 25 abr. 2024.