A CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL E O ESTADO EM FALÊNCIA: DETERMINAÇÕES À CLASSE TRABALHADORA

Autores

  • Maria Salete Ribeiro mariasalette@yahoo.com.br
    UFMT

Palavras-chave:

Estado, Capital, Trabalho

Resumo

Este artigo aborda a “Crise Estrutural do Capital e o Estado em Falência”, teses do filósofo, István Mészáros, apontam as consequências àqueles que vivem da venda de sua força de trabalho, cada vez mais explorados para sustentar o capital, em sua incessante busca de lucros, avalizado pelo Estado legaliza “roubos e fraudes” aplicados barbaramente ao conjunto dos trabalhadores em esfera global. O Estado que acumula dívidas impagáveis, que somam trilhões para salvar um sistema financeiro em permanentemente colapso, já dá sinais de exaustão. Intensificam-se os ataques e a destruição das conquistas civilizatórias, traduzidas nos direitos sociais e trabalhistas e as rupturas e fragmentações da organização e luta dos trabalhadores, hoje alienados da própria condição humana.  Para decifrar essas contradições e determinações históricas que ameaça a sobrevivência da humanidade a teoria social de Marx é a base à crítica radical às organizações societárias assentadas na propriedade privada dos meios de produção, lembrando que são construções humanas passiveis de transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, Ricardo. A Substância da Crise. In: A Crise Estrutural do Capital. São Paulo, Boitempo, 2011

BEHRING, Elaine Rossetti. A Política Social no contexto da crise capitalista In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais CFESS/ABEPSS, Brasília 2009.

______. A condição da política social e a agenda da esquerda no Brasil. In. SER Social, Brasília: v. 18, n. 38, p. 13-29, jan.-jun./2016.

______. Fundo público, exploração e expropriações no capitalismo em crise. Disponível em: <http://www.niepmarx.blog.br/MM2017/anais2017/MC44/mc443.pdf>.

BOSCHETTI, Ivanete. Assistência Social e Trabalho no Capitalismo. São Paulo: Cortez, 2016.

FONTES, Virgínia. O Brasil e o capital imperialismo: teoria e história. 2ª ed., Rio de Janeiro: EPSJV/Editora UFRJ, 2010.

KATZ, Claudio. Neoliberalismo, Neodesenvolvimentismo, Socialismo. São Paulo: Expressão popular: Perseu Abramo, 2016.

LUXEMBURGO. Reforma ou revolução? São Paulo: Expressão Popular, 1999.
IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.

MANDEL, Ernest. O Capitalismo Tardio. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

MARINI, Ruy Mauro. Dialética da Dependência. In: MIA> Biblioteca> Marini > Novidades. 1973.

MARX, Karl. O Capital: critica da economia política. 3ª ed., São Paulo, Nova Cultural, 1988.

______. Glosas críticas marginais ao artigo “o rei da Prússia e a reforma social” De um Prussiano. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. Engels (Org). Osvaldo Coggiola. Boitempo São Paulo, 2005.

MÉSZÀROS, Istvan. Para Além do Capital: Rumo a uma teoria da transição. Trad. Paulo César Castanheira e Sérgio Lessa. 1ªed. São Paulo, Editora da UNICAMP/Boitempo Editorial, maio de 2002.

______. A Crise Estrutural do Capital. São Paulo, Boitempo, 2011.

______. A Montanha que Devemos Conquistar: reflexões a cerca do Estado. São Paulo: Boitempo, 2015.

NETTO, José Paulo. Uma Face Contemporânea da Barbárie. Artigo baseado na comunicação apresentada na sessão temática “O agravamento da crise estrutural do capitalismo: o socialismo como alternativa à barbárie” do III Encontro Internacional Civilização ou Barbárie (30 de outubro a 1º de novembro de 2010).
______. Introdução ao estudo do método de Marx. 1ª. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

SALVADOR, Evilásio. Fundo Público e o Financiamento das Políticas Sociais no Brasil. In: SERV. SOC. REV., LONDRINA, V. 14, N.2, P. 5 04-22, JAN./JUN. 2012.

SILVA, Maria Lucia Lopes. Contrarreforma e “corte” de benefícios: o lucro com a miséria. Texto Publicado no Le Monde Diplomatique Basil, ed. Nº 123 de outubro de 2017. Disponível em: <http://diplomatique.org.br/contrarreforma-ecorte-de-beneficios-o-lucro-com-a-miseria/>.

WOOD, Ellen Meiksins. Democracia Contra o Capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2011.

Downloads

Publicado

2018-09-02

Como Citar

RIBEIRO, M. S. A CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL E O ESTADO EM FALÊNCIA: DETERMINAÇÕES À CLASSE TRABALHADORA. REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 68–95, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rdtps/article/view/8860. Acesso em: 29 mar. 2024.