CLASSES, INTERSECCIONALIDADE E RESISTÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Distribuição de poder, Classe, Consciência, Interseccionalidade, Resistência, Práticas articulatórias

Resumo

Este trabalho apresenta algumas discussões sobre classe, a fim de manter viva a temática sobre a distribuição de poder na sociedade e a consciência da dominação. Por outro lado, faz referência também a práticas articulatórias que obscurecem as origens de distintos aspectos de opressão e a noção de interseccionalidade, que auxilia na compreensão da violência sobreposta (em diversas direções) em certos indivíduos em posição de maior vulnerabilidade. Por fim, avalia a resistência como forma de ampliação da consciência.

 

CLASSES, INTERSECTIONALITY AND RESISTANCE

Abstract: This paper presents some class discussions in order to keep alive the theme about the distribution of power in society and the awareness of domination. On the other hand, it also refers to articulatory practices that obscure the origins of different aspects of oppression and the notion of intersectionality, which assists in understanding the violence superposed (in several directions) on certain individuals in a position of greater vulnerability. Finally, it assesses resistance as a way of expanding consciousness.

Key-words: Distribution of power. Class. Awareness. Intersectionality. Resistance. Articulatory practices.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deizimar Mendonça Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Direito pela UFMG; Pós-graduada em Direito do Trabalho pela UFMT (1997) e pela PUC-SP (2010). Juíza do Trabalho Titular da 2ª Vara do Trabalho de Várzea Grande-MT.

Referências

BOURDIEU, Pierre. What Makes a Social Class? On The Theoretical and Practical Existence Of Groups. Translated from French by Loic J. D. Wacquant and David Young. Berkeley Journal of Sociology. Vol. 32 (1987), pp. 1-17. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/41035356?seq=1#page_scan_tab_contents>. Acesso em: 02 mai. 2017.

______O poder simbólico. Tradução Fernando Tomaz. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

BREEN, Richard. Fundamentos de uma análise de classe neoweberiana. In: WRIGHT, Erik Olin (org.) Análise de Classe: abordagens. Rio de Janeiro: Vozes, 2015.

BURAWOY, Michael. O marxismo encontra Bourdieu. BRAGA NETO, Ruy Gomes (org.) Tradução: Fernando Rogério Jardim. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.
CRENSHAW, Kimberle. A interseccionalidade na discriminação de raça e gênero. (S.d). Disponível em: <http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/09/Kimberle-Crenshaw.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2017.

FRASER, Nancy. O feminismo, o capitalismo e a astúcia da história. Mediações - Revista de Ciências Sociais, v. 14, n. 2, 2009, p. 11-33.

GORZ, André. Adeus ao proletariado: para além do socialismo. Tradução de Angela Ramalho Vianna e Sérgio Góes de Paula; Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

LACLAU, Ernesto. Os novos movimentos sociais e a pluralidade do social. Texto apresentado no workshop promovido pelo CEDLA (Centro de Documentação Latino-Americano) de Amsterdã, Holanda, em outubro de 1983, sob o título “Novos Movimentos-Sociais e Estado na América Latina”. Publicado originalmente na revista do CEDLA, Latin American Studies, n° 29, organizado por David Slater. Traduzido do inglês pela Tradutec, São Paulo. Disponível em:< http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_02/rbcs02_04>. Acesso em: 09 nov. 2017.

LUKÁCS, György. História e Consciência de classe: estudos sobre a dialética marxista; tradução Rodnei Nascimento; revisão da tradução Karina Jannini; São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MARX, Karl. Manifesto comunista. Karl Marx e Friedrich Engels; organização e introdução Osvaldo Coggiola; tradução do Manifesto Álvaro Pina e Ivana Jinkings. 1ª ed. revista. São Paulo: Boitempo, 2010.

MÉSZAROS, István. Filosofia, ideologia e ciência social: ensaios de negação e afirmação. Tradução Ester Vaisman. São Paulo: Boitempo, 2008.
WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Volume 2; tradução de Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa; Revisão técnica de Gabriel Cohn; Brasília: Editora UNB, 2012.

Downloads

Publicado

2018-02-01

Como Citar

OLIVEIRA, D. M. CLASSES, INTERSECCIONALIDADE E RESISTÊNCIA. REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 75–100, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rdtps/article/view/8832. Acesso em: 19 abr. 2024.