ACESSIBILIDADE URBANA EM CUIABÁ/VÁRZEA GRANDE DURANTE A COPA DO MUNDO 2014

Autores

  • Neemias Souza Alves alves.neemias@gmail.com
    Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG)
  • José Serafim Bertoloto serafim.bertoloto@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Palavras-chave:

Acessibilidade. Espaço viário. Imagem. Copa do Mundo.

Resumo

Durante o nosso mestrado em Estudo de Cultura Contemporânea refletimos sobre o espaço viário das cidades de Cuiabá e Várzea Grande quando de sua preparação para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Momento em que o Governo do Estado de Mato Grosso apresentou um pacote contendo 56 obras de mobilidade urbana, tais como viadutos, pontes, trincheiras, aeroporto, Centros Oficiais de Treinamento (COTs), Arena Pantanal e a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Tais intervenções trouxeram dificuldades de acesso e mobilidade para motoristas e pedestres. Desvios surgiram em função das interdições de ruas e avenidas, e a situação tornou-se gravosa na medida em que os próprios desvios eram repentinamente modificados e substituídos por outros, atendendo aos interesses e andamentos das obras, mas denunciando a pouca capacidade organizativa do Estado. Para analisar este espaço físico, em permanente transformação, buscamos fundamentação teórica em Santaella e Nöth (1998) no que se refere às representações desse espaço; em Augé (1994) para compreensão do referido espaço enquanto não-lugar; e em Grosfoguel (2008) para analisar a influência da colonialidade na sinalização viária, enquanto instrumento de acessibilidade.

ACCESIBILIDAD URBANA EN CUIABÁ/VÁRZEA GRANDE
DURANTE LA COPA DEL MUNDO 2014

Resumen: Durante nuestra maestría en Estudio de Cultura Contemporánea reflexionamos sobre el espacio vial de las ciudades de Cuiabá y Varzea Grande durante la preparación para el campeonato mundial de fútbol FIFA 2014. Fue cuando el gobierno del Estado de Mato Grosso presentó un paquete de 56 obras de movilidad urbana entre ellas viaductos, puentes, trincheras, aeropuerto, centros oficiales de entrenamiento (COTs), el estadio Arena Pantanal y un vehículo de transporte leve sobre rieles (VLT). Estas intervenciones trajeron dificultades de acceso y movilidad para motoristas y transeúntes. Desvíos surgieron en función de interdicciones de calles y avenidas, agravándose la situación en la medida en que los propios desvíos eran repentinamente modificados, atendiendo a los intereses y al progreso de las obras, lo que dio cuenta de la poca capacidad organizativa del Estado. Para analizar este espacio físico en permanente transformación, buscamos fundamentación teórica en Santaella y Nöth (1998) en lo referente a las representaciones de ese espacio; en Augé (1994) para la comprensión del espacio entendido como no-lugar; y en Grosfoguel (2008) para analizar la influencia de la colonialidad en la señalización vial como instrumento de accesibilidad.     
Palabras clave: Accesibilidad. Espacio vial. Imagen. Copa del Mundo.

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Biografia do Autor

Neemias Souza Alves, Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG)

Profesor no Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) no curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Graduado em Design Gráfico pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e mestre em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

José Serafim Bertoloto, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Professor no Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) - UFMT. Doutor em Comunicação e Semiótica.

Referências

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Publicado

2017-07-06

Como Citar

ALVES, N. S.; BERTOLOTO, J. S. ACESSIBILIDADE URBANA EM CUIABÁ/VÁRZEA GRANDE DURANTE A COPA DO MUNDO 2014. REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 86–107, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rdtps/article/view/8823. Acesso em: 28 mar. 2024.