A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: uma contribuição na efetivação do trabalho decente para a juventude?

Autores

  • Suzérica Helena de Moura Mafra suzerica@live.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Palavras-chave:

Crise do capital, Trabalho Decente, Educação Profissional.

Resumo

O artigo versa sobre a Educação Profissional no Brasil, problematizando-a no contexto do debate sobre a promoção do Trabalho Decente. Traz em seu escopo uma breve discussão acerca da atual crise do capital e seus rebatimentos no mundo do trabalho. Em seguida discorre acerca do conceito de Trabalho Decente proposto pela Organização Internacional do Trabalho – OIT, sucedendo o debate com um conciso resgate histórico acerca da Educação Profissional no Brasil, ressaltando-a como uma alternativa ao Trabalho Decente no país, apontando contribuições ao debate. O presente ensaio teórico é resultadode uma pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados revelam que o atual cenário da Educação Profissional no Brasil apresenta contribuições para a promoção do Trabalho Decente, sobretudo para a juventude, em virtude de sua expansão e dos projetos de formação atualmente em curso. O fato de ser uma formação para o trabalho majoritariamente voltada para a juventude é um aspecto relevante nas proposições da Organização Internacional do Trabalho na luta pelo Trabalho Decente.

 

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Biografia do Autor

Suzérica Helena de Moura Mafra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Aluna do bacharelado em Serviço Social na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Com interesse e pesquisas nas áreas de Políticas Sociais, Educação, Pobreza, Terceiro Setor e Pós-Modernidade.

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Publicado

2017-01-01

Como Citar

DE MOURA MAFRA, S. H. A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: uma contribuição na efetivação do trabalho decente para a juventude?. REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 111–131, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rdtps/article/view/8808. Acesso em: 24 abr. 2024.