“DEVOLVER OS SINDICATOS AOS SEUS MEMBROS”: direito, capital e trabalho na Inglaterra de Margaret Thatcher.

Autores

  • Thiago Romão de Alencar thiagobono@yahoo.com.br
    Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense.

Palavras-chave:

Sindicatos, Direito, Neoliberalismo, Inglaterra.

Resumo

Com a crise da economia nos anos 1970 e a eleição de Margaret Thatcher em 1979, o movimento sindical britânico sofreu um duro golpe. As políticas monetaristas recessivas e o forte programa privatista e anti-sindical da administração thatcherista atacaram de frente aquilo que era a espinha dorsal do chamado Estado de Bem-estar social. Este trabalho analisará as transformações na relação jurídica entre capital, Estado e trabalho, importante lente de avaliação do avanço do programa anti-sindical. Através da análise da legislação sindical do período, mostrarei como o poder legislativo se constitui num importante aparelho de Estado, ao implantar uma “contratualização” do direito de greve que reduziu enormemente o poder de luta dos trabalhadores. Num período em que a correlação de forças era extremamente desfavorável para a classe trabalhadora, seus próprios instâncias organizativas serviram indiretamente como instrumentos para a hegemonia, ao desenvolverem e propagarem a ideologia jurídico-política da dominação burguesa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Romão de Alencar, Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense.

Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFF e Doutorando em História pelo mesmo programa.

Referências

BRUNHOFF, Suzanne de. “Crise capitalista e política econômica”. In: POULANTZAS, Nicos (org.). O Estado em Crise. Tradução: Maria Laura Viveiros de Castro, Rio de Janeiro: Graal, 1977.

EDELMAN, Bernard. A Legalização da Classe Operária. Coord. Tradução: Marcus Orione. São Paulo: Boitempo, 2016.
HOBSBAWM, Eric. Estratégias para uma Esquerda Racional: escritos políticos 1977-1988. Tradução: Anna Maria Quirino. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

POULANTZAS, Nicos. O Estado, O Poder, O Socialismo. Tradução: Rita Lima. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

TAYLOR, Robert. The Trade Union Question in British Politics: Governments and Unions since 1945. Oxford: Blackwell, 1993.

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

ALENCAR, T. R. de. “DEVOLVER OS SINDICATOS AOS SEUS MEMBROS”: direito, capital e trabalho na Inglaterra de Margaret Thatcher. REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 68–89, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rdtps/article/view/8797. Acesso em: 23 abr. 2024.