UM OLHAR PELO VIÉS DA ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE O ENSINO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS ESCOLAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Jaqueline Angelo dos Santos Denardin

Resumo


Neste trabalho, a partir da perspectiva teórica da Análise de Discurso (PÊCHEUX, 1969, 1975), pretendemos desenvolver um estudo sobre a Análise de Discurso de linha francesa, calcado em seu tripé que é o Materialismo Histórico, a Linguística e a Psicanálise, com o objetivo de descrever como o ensino de gênero se apresenta no decorrer da história da educação, como este ensino de gênero aparece enquanto materialidade linguística e está presente na formação de professores e, por fim, analisarmos como este ensino de gênero teve/tem impacto na sociedade contemporânea. Portanto, este trabalho intentará compreender como se deslocam os efeitos de sentidos – ditos e não ditos – em discursos produzidos pelo tema Ensino de Gênero nas escolas.


Referências


BRANDÃO, Helena N. Introdução à análise do discurso. 6ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.

COSSI, Rafael Kalaf; DUNKER, Christian Ingo Lenz. A Diferença Sexual de Butler a Lacan: Gênero, Espécie e Família. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 33, n. 1, 2017.

DIAS, Maria Berenice. Diversidade Sexual e Direito Homoafetivo. 2ª Ed. São Paulo – SP. Editora revista dos tribunais, 2014.

DOR, Joël. Introdução à leitura de Lacan: o inconsciente estruturado como linguagem. REIS, Carlos Eduardo (trad.). Porto Alegre: Artmed, 1989.

ELIA, Luciano. O conceito de sujeito. 3ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.

FREUD, Sigmund. Algumas consequências psíquicas da distinção anatômica entre os sexos. In: O Ego e o Id e outros trabalhos (1923-1925) – Obras completas de Sigmund Freud – Vol. XIX. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

LAGAZZI, Suzy; O Desafio de Dizer Não. Campinas – SP. Editora Pontes. 1988.

OCARIZ, Maria Cristina. O Sintoma e a Clínica Psicanalítica – O curável e o que não tem cura. São Paulo: Via Lettera, 2003.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: Princípios & Procedimentos. 12ª Ed. Campinas, SP. Editora Pontes, 2015.

PÊCHEUX, Michel; Análise de Discurso: Michel Pêcheux. Textos selecionados: Eni Puccinelli Orlandi – 4ª Ed. Campinas, SP. Editora Pontes, 2015.

_______. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 5º ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2014.

RODRIGUES, Ângela; ESTEVES, Manuela. A análise de necessidades na formação de professores. Col. Ciências da Educação. Porto: Portugal, 1993.

ROUDINESCO, Elisabeth.; PLON, Michel. Dicionário de Psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

TEIXEIRA, Marcus do Rio. O Império do Semblante. Publicação online do Campo Lacaniano de Salvador, sem data. Disponível em: www.campopsicanalitico.com.br/media/1255/o-império-do-semblante.pdf, acesso em 4 de dezembro de 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


          
 

                           

 

 
contador de acesso grátis Acessos

 

PERIÓDICO POLIFONIA
Universidade Federal de Mato Grosso/Cuiabá-MT/Brasil
Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens – Mestrado e Doutorado
Instituto de Linguagens – Piso 2, sala 42. Av. Fernando Corrêa da Costa, 2.367, Boa Esperança, Cuiabá-MT. CEP: 78.060-900
(65)3615.8408 – Fax: (65)3615.8418
http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia
polifoniapa@gmail.com

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Design e editoração eletônica