Mito, ironia e identidade pós-moderna n’O Conquistador, do português Almeida Faria

Carlos Augusto De Melo, Maria Clara Costa Pereira

Resumo


Neste artigo problematizaremos as construções literárias que articulam concepções míticas em relação ao passado, elaborando sensibilidades do/no presente, ou ainda, um novo modo de ser frente à identidade cultural portuguesa, a partir da análise da obra O Conquistador, do português Almeida Faria. Nesse sentido, nossa proposta se ampara nas discussões teóricas sobre a pós-modernidade que, segundo as tendências críticas contemporâneas, é um momento que coloca em pauta de discussão novas questões, como: a impossibilidade de se determinar uma verdade sobre o mundo, a realidade enquanto construção ficcional, a dificuldade em definir o que é fundamentalmente literário, a problemática em torno das fronteiras que separam história e literatura, etc. Nossa hipótese é de que a narrativa de Almeida Faria pode ser encarada como um mecanismo que aponta para as naturalizações sobre a nacionalidade portuguesa, sua literatura, seus sentimentos, seu passado e seu futuro, bem como parte de uma prática dinâmica composta por diversas narrativas, em que as subjetividades, o íntimo, a história particular aparecem de forma a imprimir contrapontos referenciais e críticos às formulações míticas.


Palavras-chave


literatura, pós-modernidade, identidade, mito.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. História: a arte de inventar o passado. Ensaios de teoria da história. Bauru, SP: Edusc, 2007.

BARTHES, Roland. Mitologias. Tradução de Rita Buongermino e Pedro de Souza. 9ª ed. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1993.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: Artes de fazer. 3ª Edição. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.

ECO, Umberto. Pós-escrito a O Nome da Rosa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

FARIA, Almeida. O Conquistador. Lisboa: Editorial Caminho, SA, 1990.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. 4ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

HALL, Stuart. Pensando a diáspora: reflexões sobre a terra no exterior. In: Da diáspora: Identidades e meditações culturais. Organização Liv Sovik. Tradução Adelaine La Guardia Resende. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003, p. 25-50.

HUTCHEON, Linda. Poéticas do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Tradução de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1991.

LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno explicado às crianças. 2ª ed. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

MADEIRA, Carlos Eduardo Louzada. Entre a literatura e a história: a narrativa pós-moderna em José Saramago. Escritos, ano 7, n. 7, 2013, p. 93-117. Disponível em: . Acesso em: 10/2019.

MELO, Carlos Augusto de. Henry Miller: O Viajante, O Literato. RevLet – Revista Virtual de Letras, v. 2, n. 02, 2010, p.213-232.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental org.; Ed. 34, 2005.

SANTIAGO, Silviano. O narrador pós-moderno. In: Nas malhas da letra. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 38-52.

SIMÕES, Maria de Lourdes Netto. Transgressão e Conquista: O Conquistador. In: As razões do imaginário. Salvador: FCJA; UESC, 1998, p. 117-133.

WHITE, Hayden. Trópicos do Discurso: Ensaio sobre a Crítica da Cultura. Tradução de Alípio Correia de Franca Neto. 2ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014. (Ensaios de Cultura; 6).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


          
 

                           

 

 
contador de acesso grátis Acessos

 

PERIÓDICO POLIFONIA
Universidade Federal de Mato Grosso/Cuiabá-MT/Brasil
Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens – Mestrado e Doutorado
Instituto de Linguagens – Piso 2, sala 42. Av. Fernando Corrêa da Costa, 2.367, Boa Esperança, Cuiabá-MT. CEP: 78.060-900
(65)3615.8408 – Fax: (65)3615.8418
http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia
polifoniapa@gmail.com

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Design e editoração eletônica