A EXPRESSÃO “SAIR DO ARMÁRIO”: TRAJETO TEMÁTICO EM TORNO DA FÓRMULA DISCURSIVA

Autores

  • André William Alves de Assis assis.awa@gmail.com
    UEM - Universidade Estadual de Maringá
  • Raquel Tiemi Masuda Mareco rachel.mareco@gmail.com
    UEM
  • Maria Célia Cortez Passetti passetti@wnet.com.br
    UEM

Resumo

Por meio dos conceitos de Foucault (1996; 2008), Guilhaumou; Maldidier (1997) e Krieg-Plaque (2009) desenvolvemos, neste trabalho, um percurso teórico-metodológico que nos possibilitasse, em torno dos pressupostos da Análise do Discurso, observar as regularidades em dois trajetos temáticos que emergem de enunciados em torno da expressão “sair do armário”. Com base em um corpus selecionado na dispersão da internet, buscamos responder quais os trajetos temáticos que gerenciam/agenciam diferentes domínios de memória e quais são as regularidades nessa dispersão de enunciados. O movimento de descrição-interpretação permitiu-nos constatar que, no interior desses trajetos, os enunciados vão trabalhando a fórmula discursiva, gerando polêmica e resistência, e evidenciam um descentramento do sujeito nos discursos.
PALAVRAS-CHAVE: Trajeto temático, fórmula discursiva, expressão “sair do armário”

Biografia do Autor

André William Alves de Assis, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/FAPEMIG). Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) na linha de estudos do texto e do discurso. Especialista em Língua Portuguesa (IPE). Licenciado em Letras – Português/Inglês (UEM) e Português/Libras (EFICAZ). Integra o Núcleo de Análise do Discurso (NAD/FALE/UFMG), o Grupo de Estudos Políticos e Midiáticos (GEPOMI/UEM) e o projeto Citações e Textos-fórmula na imprensa.

Raquel Tiemi Masuda Mareco, UEM

Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/CNPq) na linha de estudos do texto e do discurso. Especialista em Ensino de Língua Inglesa (UNOESTE). Licenciada em Letras – Português/Inglês (UNOESTE/PROBIC). Integra o Grupo de Estudos Políticos e Midiáticos (GEPOMI/UEM) e o projeto Práticas discursivas político-midiáticas na contemporaneidade.

Maria Célia Cortez Passetti, UEM

Professora associada da Universidade Estadual de Maringá (UEM), atua na graduação e no programa de pós-graduação em Letras. Pós-doutora pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), doutora e mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É líder do Grupo de Estudos Políticos e Midiáticos (GEPOMI/UEM).

Downloads

Publicado

2014-09-15

Como Citar

ASSIS, A. W. A. de; MARECO, R. T. M.; PASSETTI, M. C. C. A EXPRESSÃO “SAIR DO ARMÁRIO”: TRAJETO TEMÁTICO EM TORNO DA FÓRMULA DISCURSIVA. Polifonia, [S. l.], v. 21, n. 29, 2014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/499. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê