A relação da esfera pública e da esfera privada na visão da mídia hegemônica: a quem pertencem as praias cariocas?

Autores

  • Bruna Carvalho Moura Avelar brunacmouraavelar@hotmail.com
    Unifal - câmpus Varginha
  • Gustavo Ximenes Cunha ximenescunha@yahoo.com.br
    Unifal - câmpus Varginha

Palavras-chave:

Público, privado, análise crítica do discurso

Resumo

Investigamos a propensão da mídia hegemônica em representar os espaços públicos como se fossem ou como se devessem ser privados, através do discurso como instrumento de poder e construção social da realidade. Para tanto, utilizamos a Análise Crítica do Discurso, com base na obra de Fairclough, para analisar a reportagem “Sol, Mar e Organização”, veiculada na Revista Veja. Conclui-se com a ideia de que existe uma relação dialética entre discurso e estrutura social, uma vez que, durante as análises, restou claro que essa reportagem contribui para construir um senso comum de supremacia de classe e domínio socioeconômico. Pode-se perceber a utilização do discurso como prática social com o fim de representar o posicionamento ideológico do autor, comprometendo o caráter democrático da comunicação. Nesse contexto, a análise crítica realizada apontou que a mídia hegemônica busca naturalizar hierarquias sociais.

 

Biografia do Autor

Bruna Carvalho Moura Avelar, Unifal - câmpus Varginha

Graduada em Letras pela Unifeob (São João da Boa Vista/SP) e em Direito pela Unifenas (Alfenas/MG), Mestranda em Gestão Pública e Sociedade pela Unifal (Varginha/MG), membro efetivo do gurpo de estudos Práticas discursivas em contexto organizacional (Pradiscor). Advogada na empresa M. Sarques Advocacia Especializada.

Gustavo Ximenes Cunha, Unifal - câmpus Varginha

Licenciado em Letras, Mestre e Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN), da Faculdade de Letras da UFMG. É Professor Adjunto do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). É pesquisador do Grupo de Estudos sobre a Articulação do Discurso, do Grupo de Estudos da Oralidade e da Escrita, ambos da UFMG, do Grupo de Pesquisa em Estudos Hispânicos, do Núcleo de Pesquisa em Pensamento Social Brasileiro (NUPESB), ambos da UNIFAL-MG, e do Grupo de Estudos sobre Discurso Midiático (GEDIM), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Referências

ARENDT, Hannah. A Condição Humana. São Paulo: Editora Forense-Universitária, 2007.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BOBBIO, N. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1992.

COMPARATO, F. K.. A afirmação históricas dos direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 2010.

Dicionário OnLine Informal. Significado de Turba. 2007. Disponível em: http://www.dicionarioinformal.com.br/turba/. Acesso em: 22 maio 2015

EDITORA ABRIL. Disponível em: http://www.publiabril.com.br/marcas/veja/revista/informacoes-gerais. Acesso em: 12 jun 2015.

Fairclough, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.

______. Análise Crítica do Discurso como método em pesquisa científica. Revista Linha d’Água, n. 25 (2), p. 307-329, 2012. (tradução de Iran Ferreira Melo)

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

______. Cadernos do cárcere. Vol. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

Habermas, J. Mudança estrutural da Esfera Pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

LIMA, V. A. Mídia: teoria e política. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.

MORAES, D. de. Comunicação, Hegemonia e Contra - hegemonia: A contribuição teórica de Gramsci. Revista Debates, Porto Alegre ,v.4, n.1, p. 54-77, jan.-jun. 2010.

LENZA, P. Direito Constitucional Esquematizado. São Paulo: Saraiva, 2010.

Polanyi, K. A grande transformação: As origens da nossa época. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

RAMONET, I. A Tirania da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 1999.

SANTOS, B. S. Pela mão de Alice o social e o político na pós modernidade. Porto: Edições Afrontamento, 1994.

Thompson, J.B. Ideology and modern culture. Cambridge: Polity Press, 1990 (tradução de Débora de Carvalho Figueiredo).

VELOSO, M. do S. F. Imprensa e Contra-hegemonia na Amazônia: o caso do Jornal Pessoal. Estudos da Comunicação, Curitiba, v. 10, n. 21, p. 49-57, jan.-abr. 2009.

WODAK, R. Do que trata a ACD – um resumo de sua história, conceitos importantes e seus desenvolvimentos. In: Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 4, n. esp., p. 223- 243, 2004.

Downloads

Publicado

2016-07-30

Como Citar

AVELAR, B. C. M.; CUNHA, G. X. A relação da esfera pública e da esfera privada na visão da mídia hegemônica: a quem pertencem as praias cariocas?. Polifonia, [S. l.], v. 23, n. 33, p. 130–148, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/3000. Acesso em: 16 abr. 2024.