A EXPRESSIVIDADE FÔNICA E O TRABALHO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Edson Carlos Romualdo celiadr@uol.com.br

Resumo

Nosso objetivo neste artigo é promover o reconhecimento de diferentes recursos expressivos referentes aos conteúdos de fonética e fonologia e o seu funcionamento na produção de sentidos nos textos nos quais aparecem. Procuramos mostrar, por meio de algumas possibilidades analíticas, diversos modos como o professor de Língua Portuguesa pode explorar a expressividade fônica na produção de sentido em textos de diferentes gêneros com seus alunos. Essas análises pretendem ainda instrumentalizar futuros professores, visto que exemplificam formas de trabalho com a Análise linguística e sua relação com a Prática de escuta e de leitura de textos.

PALAVRAS-CHAVE: expressividade fônica, análise linguística, língua portuguesa, fonética, fonologia

 PHONIC EXPRESSIVITY AND THE ROLE OF THE TEACHER OF PORTUGUESE

 ABSTRACT: Current article enhances the acknowledgment of different expression resources with regard to the phonetic and phonological contents and their functioning in the production of meaning in the texts in which they appear. Through certain analytic possibilities we will show several modes as how teachers of Portuguese may explore the phonic expressivity in the production of meaning in texts of different genres with their students. Analyses also provide tools to future teachers since they exemplify form of assignments in Linguistic Analysis and its relationship with the practice of text listening and reading.

KEYWORDS: phonic expressivity, linguistic analysis, Portuguese language, Phonetics, Phonology

Downloads

Publicado

2011-11-26

Como Citar

CARLOS ROMUALDO, E. A EXPRESSIVIDADE FÔNICA E O TRABALHO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. Polifonia, [S. l.], v. 18, n. 23, 2011. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/22. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê