Apresentação

Autores

  • Renilson Rosa Ribeiro polifoniapa@gmail.com
  • Luís César Castrillon Mendes polifoniapa@gmail.com
  • Mairon Escorsi Valério polifoniapa@gmail.com

Resumo

A partir do final dos anos 1970, com os desdobramentos da “Virada Linguística” e do “Retorno da Narrativa”, na seara dos historiadores e críticos literários enfrentamentos, negociações e intercâmbios desestruturam a aparente rigidez epistêmica, metodológica e teórica entre os campos disciplinas da História e Literatura. O debate entre campos na cidade letrada contemporânea, transfigura nas universidades, ganharam novos impulsos também a partir dos dilemas identitários dos movimentos das mulheres, negros, indígenas, LGBTs questionando as meta-narrativas e conceitos fechados como cultura, classe, raça e gênero.

As fronteiras “móveis” entre a História e a Literatura na abordagem de termos explosivos como verdade, fábula, fato, ficção, narrativa autorizaram uma vasta gama de estudos, discussões e proposições intempestivas sobre o ato de escrever, de fazer ciência.

Downloads

Publicado

2020-04-02

Como Citar

RIBEIRO, R. R.; MENDES, L. C. C.; VALÉRIO, M. E. Apresentação. Polifonia, [S. l.], v. 27, n. 45, p. 6–9, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/10087. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Apresentação