DAS NOVAS ESTRATÉGIAS DA SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL À LUTA PELO ESPAÇO: APONTAMENTOS SOBRE A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO EM BARCELONA

Autores

  • Fabiana Valdoski Ribeiro fabianavaldoski@gmail.com
    GESP - Universidade de São Paulo

Resumo

O artigo pretende analisar a estratégias vinculada à política de espaço do Ayuntamiento de Barcelona referente à decretação de bairros obsoletos e à implementação de uma nova morfologia espacial inserida no recente eixo estratégico de valorização. A hipótese que alicerça esta reflexão parte da ideia de que no avanço destas políticas de espaço, as quais vão arrasando os espaços-tempos pretéritos dos moradores, há a produção de uma ideologia do espaço que se representa como um discurso espacial permeado de justificativas advindas de elementos críticos da urbanização e que traz implicações à luta pelo espaço.

Biografia do Autor

Fabiana Valdoski Ribeiro, GESP - Universidade de São Paulo

Atualmente, pós doutoranda do Departament de Geografia Humana da Universitat de Barcelona. Possui doutorado e mestrado pela Universidade de São Paulo. É membro do GESP - Grupo de Estudos sobre São Paulo - DG - USP e do Nap Urbanização e Mundialização pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2016-09-01