LEVANTAMENTO DOS AFLORAMENTOS DE ARENITOS CARBONATADOS DA FORMAÇÃO MARÍLIA (GRUPO BAURU, CRETÁCEO SUPERIOR) NO MUNICÍPIO DE MONTE ALEGRE DE MINAS, ESTADO DE MINAS GERAIS

Diego Sullivan de Jesus Alves, Carlos Roberto do Anjos Candeiro

Resumo


A Bacia Bauru possui importantes pacotes sedimentares do Cretáceo, principalmente, na região do Triângulo Mineiro, estado de Minas Gerais e oeste do estado de São Paulo que são representados pelo Grupo Bauru, unidade geológica subdividida nas formações Adamantina, Uberaba e Marília. A Formação Marília (Maastrichtiano) aflora no município de Monte Alegre de Minas e em outras localidades do Triângulo Mineiro, na porção oriental do estado de São Paulo, e em partes dos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás. É constituída por arenitos quartzosos e conglomerados com freqüente cimentação e concreções carbonáticas. Os sedimentos areníticos/carbonáticos dessa unidade litoestratigráfica possuem relevância paleoclimática, estratigráfica e paleontológica em relação ao conhecimento da história geológica na parte Centro-Meridional do Brasil. Foi depositada a partir de sistemas de leques aluviais, sob um clima semiárido, intercalando estações secas e chuvosas. Mesmo sob um paleoclima semiárido há registros de fósseis, verificando a capacidade de adaptação dos seres vivos a um ambiente aparentemente hostil a existência de vida. Sobre o levantamento de afloramentos calcários, foram descritos cinco, dos quais quatro são constituídos de arenitos carbonatados, confirmando a presença de carbonato de cálcio em estratos desta unidade, como mencionada na literatura sobre a geologia local.

Palavras-chave


Artigos

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Por favor, envie-nos trabalhos exclusivamente pelo site

Em caso de dúvidas, contacte-nos: revistageoaraguaia@yahoo.com.br

 

A Revista Geoaraguaia não está recebendo trabalhos novos temporariamente até 31/12/2019, se submetidos até essa data eles serão automaticamente devolvidos.

Agradecemos o interesse em publicar seus trabalhos conosco.

 

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco: revistageoaraguaia@yahoo.com.br


INDEXAÇÕES 

APOIO