LEVANTAMENTO DOS AFLORAMENTOS DE ARENITOS CARBONATADOS DA FORMAÇÃO MARÍLIA (GRUPO BAURU, CRETÁCEO SUPERIOR) NO MUNICÍPIO DE MONTE ALEGRE DE MINAS, ESTADO DE MINAS GERAIS

Autores

  • Diego Sullivan de Jesus Alves diego_sullivan@hotmail.com
    Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Departamento de Geografia.
  • Carlos Roberto do Anjos Candeiro candeiro@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Curso de Geografia.

Palavras-chave:

Artigos

Resumo

A Bacia Bauru possui importantes pacotes sedimentares do Cretáceo, principalmente, na região do Triângulo Mineiro, estado de Minas Gerais e oeste do estado de São Paulo que são representados pelo Grupo Bauru, unidade geológica subdividida nas formações Adamantina, Uberaba e Marília. A Formação Marília (Maastrichtiano) aflora no município de Monte Alegre de Minas e em outras localidades do Triângulo Mineiro, na porção oriental do estado de São Paulo, e em partes dos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás. É constituída por arenitos quartzosos e conglomerados com freqüente cimentação e concreções carbonáticas. Os sedimentos areníticos/carbonáticos dessa unidade litoestratigráfica possuem relevância paleoclimática, estratigráfica e paleontológica em relação ao conhecimento da história geológica na parte Centro-Meridional do Brasil. Foi depositada a partir de sistemas de leques aluviais, sob um clima semiárido, intercalando estações secas e chuvosas. Mesmo sob um paleoclima semiárido há registros de fósseis, verificando a capacidade de adaptação dos seres vivos a um ambiente aparentemente hostil a existência de vida. Sobre o levantamento de afloramentos calcários, foram descritos cinco, dos quais quatro são constituídos de arenitos carbonatados, confirmando a presença de carbonato de cálcio em estratos desta unidade, como mencionada na literatura sobre a geologia local.

Biografia do Autor

Diego Sullivan de Jesus Alves, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Departamento de Geografia.

Graduado em Geografia pela Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. Mestrando em Geografia, com área de concentração em Paleopedologia e Paleogeografia pela Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Departamento de Geografia. Também é membro colaborador do Laboratório de Geologia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia.

Carlos Roberto do Anjos Candeiro, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Curso de Geografia.

É paleontólogo, graduado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia e Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba, Especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade Católica de Uberlândia, Mestre e Doutor em Gelogia (Paleontologia e Estratigrafia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com partes dos estudos realizados na Argentina e Canadá. Atualmente é docente do Curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, Campus de Ituiutaba. É Professor/Orientador (Mestrado) do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ecótonos do Campus de Porto Nacional/UFT. Atualmente é Bolsista de Produtividade Nível 2 do CNPq.

Downloads

Publicado

2013-06-18

Como Citar

Alves, D. S. de J., & Candeiro, C. R. do A. (2013). LEVANTAMENTO DOS AFLORAMENTOS DE ARENITOS CARBONATADOS DA FORMAÇÃO MARÍLIA (GRUPO BAURU, CRETÁCEO SUPERIOR) NO MUNICÍPIO DE MONTE ALEGRE DE MINAS, ESTADO DE MINAS GERAIS. Revista Geoaraguaia, 3(1). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/4829

Edição

Seção

Artigos