Editorial

Autores

DOI:

10.18607/ES201876905

Resumo

A segunda edição de 2018 apresenta artigos relacionados à temática da sustentabilidade e das mudanças climáticas. A respeito do primeiro tema, os estudos concentram-se em área urbana e não urbana, enquanto no segundo, na identificação dos impactos projetados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) nas edificações.

Em virtude da ação antrópica e visando criar condições para o desenvolvimento sustentável nos empreendimentos de implantação das rodovias, um dos estudos ressalta a necessidade de aplicação de métodos de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA). Já dentro do meio urbano, há estudo que foca na necessidade de controlar a emissão de poluentes nos corpos d’água, enquanto outro apresenta caracterização fisiográfica e do uso e ocupação do solo das microbacias urbanas, demonstrando a influencia das ações do homem neste ecossistema. Há ainda estudo que indica a necessidade de planejamento integrado para garantir uma mobilidade urbana sustentável dentro das cidades.

Quanto ao impacto estabelecido pelo IPCC, o estudo identifica a necessidade de se preocupar com os efeitos do aquecimento global nas estratégias passivas estabelecidas para algumas zonas bioclimáticas brasileiras. Os autores sugerem a necessidade de adaptar construtivamente as edificações para torna-las resilientes ao impacto às mudanças projetadas.

Por fim, destaca-se esta edição é mais um esforço da equipe editorial em fornecer maior abrangência nacional à revista, focada na meta de elevação do seu conceito junto a CAPES.

 Ivan Julio Apolonio Callejas

Editor chefe

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ivan Julio Apolonio Callejas, Universidade Federal de Mato Grosso

Ivan Júlio Apolônio Callejas

Graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995). Mestre na Universidade Estadual de Campinas, área de concentração Estruturas (1998). Doutor pelo programa de pós graduação em Física Ambiental na área de conforto ambiental (2012). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal de Mato Grosso, atuando no Departamento de Arquitetura e Urbanismo e no Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Edificações e Ambiental (PPGEEA). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em desempenho termo energético de edificações, conforto ambiental urbano, climatologia, bioclimatologia e sensoriamento remoto urbano.

Downloads

Publicado

2018-06-27

Como Citar

Callejas, I. J. A. (2018). Editorial. E&Amp;S Engineering and Science, 7(2), 1. https://doi.org/10.18607/ES201876905

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>