Estratégias Construtivas Para Adequação da Envoltória de uma Habitação de Interesse Social às Zonas Bioclimáticas Mato-Grossenses

Autores

  • Emeli Lalesca Aparecida da Guarda emeliguarda@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Luciane Cleonice Durante luciane.durante@hotmail.com
  • Ivan Julio Apolonio Callejas ivancallejas1973@gmail.com
  • Stefany Hoffmann Martins Jorge stefanyhoffmann@hotmail.com
  • Raphael Pinto Brandão raphaelpbrandao@hotmail.com

DOI:

10.18607/ES201876138

Palavras-chave:

Arquitetura bioclimática. Envoltória do edifício. RTQ-R.

Resumo

Pensar as construções habitacionais de forma que se adequem ao clima de Mato Grosso é um exercício interessante de decisões projetuais, uma vez que o estado possui extenso território, com elevadas temperaturas do ar durante o ano todo e também ampla variação higrométrica. Em virtude das características de clima quente, com estações seca e úmida, muitas vezes requerem estratégias projetuais antagônicas. Assim sendo, este artigo objetiva elaborar propostas de readequação da envoltória de uma Habitação de Interesse Social (HIS) considerando os requisitos de desempenho térmico e eficiência energética das quatro zonas bioclimáticas (ZB) do estado de Mato Grosso. Para o estudo foi considerado a orientação de implantação mais desfavorável sob o ponto de vista térmico. A metodologia consiste em identificar das propriedades dos materiais das paredes e coberturas, cores da envoltória e áreas mínimas de iluminação e ventilação natural, para fins comparação com os pré-requisitos bioclimáticos das normas e regulamentos brasileiros e elaboração de propostas de adequação com vistas à obtenção do melhor nível de eficiência energética. As propostas de intervenções para o sistema de vedação vertical utilizadas na readequação do projeto foram o aumento da espessura do reboco para as zonas ZB 5, 6 e 7 e inserção de material isolante do tipo poliuretano de 2,5cm (EPS) entre a argamassa e tijolo cerâmico para a zona ZB 8. Na o sistema de cobertura, as intervenções foram a inserção de manta isolante de poliuretano de 0,5cm com aumento do pé-direito e alteração da posição do forro para as zonas ZB 5 e 8 e adoção de forro de madeira para ZB 7. A contribuição deste estudo reside no fato de evidenciar que é possível adequar a habitação com intervenções construtivas de fácil incorporação nos sistemas originais do projeto, mas com grande contribuição para a sustentabilidade da habitação.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 15220-2: Desempenho térmico de edificações - Método de cálculo da transmitância térmica, da capacidade térmica, do atraso térmico e do fator solar de elementos e componentes de edificações. Rio de Janeiro, 2005a.

_______. NBR 15220-3: Desempenho térmico de edificações - Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. Rio de Janeiro, 2005b.

_______. NBR 15575-1: Edificações habitacionais - Desempenho - Requisitos gerais. Rio de Janeiro, 2013.

ÁLVARES, C. A.; STAPE, J. L.; SENTELHAS, P. C.; GONÇALVES. J. L. M.; SPAROVEK, G. Köppen’s climate classification map for Brazil. Meteorologische Zeitschrift, v. 22, n. 6, p.711-728, 2014.

ASSIS, E. S.; PEREIRA, E. M. D.; SOUZA, R. V. G.; DINIZ, A. S. A. C. Habitação social e eficiência energética: um protótipo para o clima de Belo Horizonte. In: II Congresso Brasileiro de Eficiência Energética – IICBEE, Vitória, 2016. Anais...Vitória, 2016.

CLÍMACO, R; AMORIM, C. Princípios Bioclimáticos da Arquitetura e do Urbanismo. Brasília: UNB, 2008. Plano de Curso, UNB, 2008.

DURANTE, L. C., NOGUEIRA, M. C. J. A. SANCHES, J. C. Habitação de interesse social - aspectos de conforto térmico e recomendações de projeto para Cuiabá/MT. Cuiabá: CEFET/MT, v.150, p.62, 2006.

FRANÇA, J. M.; CRUCINSKY, V. M. P. Conceitos de bioclimatologia e sustentabilidade aplicados ao projeto arquitetônico residencial e avaliação do conforto térmico e lumínico da edificação. 2010. 233 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Engenharia de Produção Civil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2010.

INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO. Portaria nº 449, de 25 de novembro de 2010. Aprovar o Regulamento Técnico da Qualidade - RTQ para o Nível de Eficiência Energética de Edificações Residenciais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Rio de Janeiro, 17 jan. 2012.

LAMBERTS, Roberto; DUTRA, Luciano; PEREIRA, Fernando O. R. Eficiência Energética na Arquitetura. 3ª Edição, São Paulo: PW, 2014.

MARAFON, C.; LACO, MIRIAN; SANCHES, J. C. M.; LEÃO, M.; LEÃO, E. F. T. B. Estratégias bioclimáticas em avaliação de desempenho térmico nas habitações de interesse social em Sinop/MT. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental - REGET, v. 18, n. 3, p.1008-1021, 2014.

MORENO, A. C. R. Minha Casa Minha Vida: análise de desempenho térmico pela NBR 15.220-3, NBR 15.575, Selo Casa Azul e RTQ-R. Dissertação (Mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável), UFMG, 2015.

OLARTECHEA, M. S.; CALLEJAS, I. J. A.; DURANTE, L. C.; ROSSETI, K. Andrade C.; LIMA, M. J. S. Impactos da incorporação de diretrizes construtivas bioclimáticas no desempenho termoenergético de habitação de interesse social (ZB 07). In: XIII Encontro Nacional e IX Encontro Latino-americano de Conforto no Ambiente Construído, 2015, Campinas. XIII Encontro Nacional e IX Encontro Latino-americano de Conforto no Ambiente Construído, v. 1, p. 1-9, 2015.

PASSOS, I. C. S.; DAMASCENO, S. R. G.; BARBIRATO, G. M. Desempenho térmico de habitações térreas de interesse social em Maceió-AL: simulações de alternativas de reformas para diferentes orientações e estimativas de conforto térmico de usuários. In: XII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2008, Fortaleza. Anais...Fortaleza, 2008.

RIOS, Gisele Auxiliadora de Almeida. Desempenho termoenergético de habitação de interesse social. Tese (Doutorado), Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. Área de conhecimento: automação, 2015.

ROTTA, R. Desempenho térmico de edificações multifamiliares de interesse social em conjuntos habitacionais na cidade de Santa Maria – RS. 131p. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Centro de Tecnologia. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria - RS, 2009.

Downloads

Publicado

2018-04-01

Como Citar

Guarda, E. L. A. da, Durante, L. C., Callejas, I. J. A., Jorge, S. H. M., & Brandão, R. P. (2018). Estratégias Construtivas Para Adequação da Envoltória de uma Habitação de Interesse Social às Zonas Bioclimáticas Mato-Grossenses. E&Amp;S Engineering and Science, 7(1), 45–57. https://doi.org/10.18607/ES201876138

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>