A militância de Florestan Fernandes em defesa da escola pública brasileira (1954 – 1964)

Autores

DOI:

10.29286/rep.v29ijan/dez.8517

Palavras-chave:

História da Educação, Florestan Fernandes, intelectual

Resumo

Temos por objetivo analisar a participação de Florestan Fernandes na Campanha em Defesa da Escola Pública (1960). Do estudo, compreendemos que a luta pela superação dos dilemas educacionais conferiu unidade à atuação de Florestan Fernandes dentro e fora do espaço acadêmico e coerência entre sua visão de mundo e ação intelectual. Momento em que o sociólogo aliou sua formação intelectual à persuasão, para conscientizar e convocar os cidadãos a transformar a realidade. Isso nos levou a defender que os escritos educacionais se fazem centrais para entender Florestan Fernandes como intelectual.

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Biografia do Autor

Mario Borges NETTO, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor do Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Professor do Instituto de Ciências Humanas do Pontal, da Universidade Federal de Uberlândia – ICHPO/UFU. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação e Marxismo (HISTEDBR). E-mail: mario.netto@ufu.br

Maria Cristina Gomes MACHADO, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. Professora do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares (HISTEDBR/GT Maringá). E-mail: mcgmachado@uem.br

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Publicado

2020-03-02

Como Citar

NETTO, M. B.; MACHADO, M. C. G. A militância de Florestan Fernandes em defesa da escola pública brasileira (1954 – 1964). Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, n. jan/dez, 2020. DOI: 10.29286/rep.v29ijan/dez.8517. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8517. Acesso em: 25 abr. 2024.