O PIBID de Educação Física da UEM-PR: uma reflexão com a prática escolar

Bruno Nicolau Cerine da CRUZ, Carlos Henrique Ferreira MAGALHÃES, Gabriel Ferezin CAMARGO

Resumo


Este artigo busca analisar a prática escolar na proposta de ensino do PIBID Educação Física da UEM-PR (2014-2017). Esta pesquisa documental analisou os planos de aula objetivados pelos Pibidianos para o 8º ano de uma escola pública estadual na cidade de Maringá-PR, por meio da técnica de interpretação hermenêutica-dialética. Concluiu-se que os pressupostos teóricos norteadores da prática escolar contribuíram com a formação inicial dos Pibidianos, na medida em que possibilitaram aproximar a teoria da prática escolar objetivada numa Perspectiva Crítico-Superadora, fundamentada na tendência Pedagógica Histórico-Crítica e na concepção de desenvolvimento humano da Teoria Histórico-Cultural.

Palavras-chave


Educação Física Escolar; Prática de Ensino; Formação de Professores

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DOI: https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.8447

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