Desafios da prática docente: diálogos com a Educação Social

Autores

  • Fábio Santos de ANDRADE fabioandrade@unir.br
    Professor Adjunto do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação (DACIE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEE), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

DOI:

10.29286/rep.v28i68.8397

Palavras-chave:

Educação. Formação de professores. Educação Social. Justiça Social.

Resumo

Pretende-se afirmar a necessidade urgente de mudanças no sistema educacional brasileiro. Mudanças que devem ocorrer no âmbito dos governos, das escolas, das comunidades e das famílias, para, assim, dotar a escola de autonomia e torná-la participativa e democrática. Assim, esse texto, partindo da reflexão sobre a escola atual e sua função formadora de seres humanos reflexivos, críticos e politicamente engajados, traz a Educação Social como aporte teórico-metodológico para a formação de educadores comprometidos com a vida, com o respeito às diversidades, com a educação humanizada e com a luta pela justiça social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Santos de ANDRADE, Professor Adjunto do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação (DACIE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEE), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Educador Social. Professor Adjunto do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação (DACIE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEE), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduado em História e Especialista em Políticas Públicas e Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestre em Ciências Sociais (área de Sociologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pesquisador da área da História Social e Sociologia da Juventude. Líder do Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP). Coordenador do grupo de estudos sobre crianças e adolescentes em situação de risco (DACIE/UNIR). E-mail: fasaan@hotmail.com / fabioandrade@unir.br

Referências

ARROYO, M. G. (Org.). Da escola carente à escola possível. São Paulo: Loyola, 1991. 183 p.

COSTA, A. C. G. Aventura Pedagógica: Caminhos e Descaminhos de uma Ação educativa. Belo Horizonte: Modus Faciendi, 1999. 123 p.

FREIRE, P. Educação Como prática da liberdade. 4ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974. 150 p. (Série Ecumenismo e Humanismo).

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 12ª. ed. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1999. 167 p.

GRACIANI, M. S. S. A formação do educador social e a Pedagogia da Convivência. Fundação Banco do Brasil, Brasília. 2011. Disponível em:

<http://tecnologiasocial.fbb.org.br/reporter-social/artigos/artigo-a-formacao-doeducador-

social-e-a-pedagogia-da-convivencia.htm>. Acesso em: 12 fev. 2014.

GRACIANI, M. S. S. Pedagogia Social. São Paulo: Cortez, 2014. 205 p.

MILET, M. E. (Sup.). Brincadeira com assunto dentro. Salvador: MIAC, 1999. 27 p.

OLIVEIRA, F. de. O que é formação para cidadania?- Entrevista com Chico de Oliveira, por Silvio Caccia Bava. Instituto Pólis, São Paulo. 1999. Disponível

em: <http://polis.org.br/publicacoes/o-que-e-formacao-para-cidadania/>. Acesso em: 01 mar. 2007.

SOUZA NETO, J. C. de. Pedagogia Social: a formação do educador social e seu campo de atuação. Cadernos de Pesquisas em Educação, Vitória, v. 16, n. 32, p. 29-64. 2010.

TELLES, V. S. Direitos sociais: afinal do que se trata? 2. reimpr. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. 196 p.

Downloads

Publicado

2019-05-20

Como Citar

ANDRADE, F. S. de. Desafios da prática docente: diálogos com a Educação Social. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 28, n. 68, p. 393–401, 2019. DOI: 10.29286/rep.v28i68.8397. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8397. Acesso em: 18 abr. 2024.