Educação básica e gestão da escola pública

Autores

  • Ana Maria FALSARELLA anafalsarella@gmail.com
    Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

DOI:

10.29286/rep.v28i68.8396

Palavras-chave:

Autonomia escolar. Democratização do ensino. Gestão escolar e liderança. Formação continuada.

Resumo

Este texto tem por objetivo discutir a gestão da escola básica pública sobre questões referentes à autonomia, à democratização do ensino e à construção de espaços de formação continuada. Analisa o discurso oficial disseminado pelas políticas educacionais e as contradições observadas quando de sua efetivação. Trata-se de texto explicativo que sistematiza parte dos estudos feitos pela pesquisadora entre 2001 e 2018. Conclui que a competência de liderança inclui o estabelecimento de relações participativas e que a forma centralizadora de implementação de programas educacionais no Brasil bem como a inexistência de integração entre as esferas públicas afeitas à educação são empecilhos ao exercício da gestão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria FALSARELLA, Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Mestrado e Doutorado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade (EHPS) da PUC/SP. Formada em Pedagogia pela USP, com especialização em Psicopedagogia pela Cogeae/Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), E-mail: anafalsarella@gmail.com

Referências

APPLE, M. Repensando ideologia e currículo. In: MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. (Org.) Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1994. p. 39-57.

APPLE, M.; BEANE, J. (Orgs.). Escolas democráticas. São Paulo: Cortez, 2001.

AZANHA, J. M. P. Educação: temas polêmicos. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

BALL, S. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 126, p. 539-564, set./dez. 2005.

BARONE, E.M.; FALSARELLA, A. M.; HASHIZUME, C. M. Formação de Pedagogos e Cotidiano Escolar. Embu das Artes: Alexa Cultural, 2009.

BLASIS, E.; FALSARELLA, A. M.; ALAVARSE, O. M. Avaliações Externas: perspectivas para a ação pedagógica e a gestão do ensino. São Paulo: Cenpec/Fundação Itaú Social, 2013.

BRANT DE CARVALHO, M.C.; FONSECA, V.N.; FALSARELLA, A. M. (Org.) Coleção Diálogos sobre a gestão municipal. 3 vs. São Paulo: Cenpec, Fundação Itaú Social, 2009.

BRANT DE CARVALHO (Sup.); FONSECA, V.N.; FALSARELLA A.M. (Coord.). Relatório final: Cultura política e gestão educacional (estudo exploratório). São Paulo: Cenpec, Fundação Itaú Social, 2008.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 17 out. 2018.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9.394/96, de 20 dez. 1996. Disponível em: http://www.dca.fee.unicamp.br/~leopini/consu/reformauniversitaria/ldb.htm. Acesso em: 24 jul. 2015.

BRASIL. Aprova Brasil: o direito de aprender. Brasília: MEC-Inep, Unicef, 2007.

DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. São Paulo: Cia.Ed. Nacional, 1959.

FALSARELLA, A.M. Formação continuada e prática de sala de aula: um estudo sobre os efeitos da capacitação de professores no Projeto das Classes de Aceleração no Estado de São Paulo. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade. PUC-SP, 2001.

________ . Formação continuada e prática de sala de aula - os efeitos da formação continuada na atuação do professor. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

________ . Autonomia escolar e elaboração do projeto pedagógico: o trabalho cotidiano da escola face à nova política educacional. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade. PUC-SP, 2005.

________ . Relação professor-aluno, disciplina/indisciplina e processos de ensino e aprendizagem . In: MARIN, A.J.; BUENO, J.G.S. (Org.). A escola fundamental e a didática: a produção acadêmica e sua contribuição para o ensino [recurso eletrônico]. Araraquara-SP: Junqueira & Marin, 2017a. p. 153-179. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/17k0HPMuJ2SY5MVQGHP2fciWUBTU5NJYI/view. Acesso em: 17 out. 2018.

________ . (Org.). Educação básica e gestão da escola pública. [recurso eletrônico]. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2018a. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/152YUU1kuntK5suv1Gxn2UWBeasaabfB4/view. Acesso em: 17 out. 2018.

________ . Equipe gestora e formação docente: do discurso à prática escolar. [recurso eletrônico]. Araraquara, SP. Junqueira & Marin, 2018b. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1wWa6zHSdHxwh_-FAz9RsqmhHe4HnqNgH/view. Acesso em: 17 out. 2018.

GIROUX, H. Escola crítica e política cultural. São Paulo: Cortez-Editores Associados, 1988.

MARIN, A.J.; FALSARELLA, A.M.; OLIVEIRA, E.A. Gestão educacional em múltiplas dimensões. [recurso eletrônico]. Araraquara, SP. Junqueira&Marin, 2018. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=x2J5DwAAQBAJ&pg=PT2&lpg=PT2&dq. Acesso em: 17 out. 2018.

POPKEWITZ, T.S. Lutando em defesa da alma: a política do ensino e a construção do professor. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Downloads

Publicado

2019-05-20

Como Citar

FALSARELLA, A. M. Educação básica e gestão da escola pública. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 28, n. 68, p. 379–392, 2019. DOI: 10.29286/rep.v28i68.8396. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8396. Acesso em: 19 abr. 2024.