A formação de professores de Biologia no contexto das pesquisas acadêmicas brasileiras

Autores

DOI:

10.29286/rep.v29ijan/dez.7985

Palavras-chave:

Ciências, teses, dissertações, ensino.

Resumo

O texto visa compreender as tendências e as lacunas presentes nas dissertações e teses (D&T) sobre a formação de professores de Biologia no Brasil. Pautada numa perspectiva crítica e de caráter exploratório, fez-se análise dos resumos de D&T disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com as seguintes palavras-chave: formação de professores e ensino de Biologia. A análise se efetuou sobre 99 trabalhos, que compuseram o corpus pesquisado, quanto: à distribuição geográfica e institucional da produção científica e a aspectos metodológicos das pesquisas; às recorrências e aos silenciamentos das pesquisas sobre a formação de professores de Biologia no Brasil.

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Biografia do Autor

Adda Daniela Lima Figueiredo ECHALAR, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), na linha de pesquisa de Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. Mestre em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Cursou especialização em Formação de Professores, com foco em Educação Ambiental, pela PUC Goiás. Graduou-se em Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado, pela PUC Goiás. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) e do Departamento de Educação em Ciências (DEC) no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) - UFG. É integrante dos grupos de pesquisa KADJÓT (Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação) e COLLIGAT - [(Re)pensando a formação de professores de Ciências da Natureza]. Vice-coordenadora do Fórum de Licenciatura, regional Goiânia, da UFG (2016-2018). Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação e tecnologias, teorias da educação, processos pedagógicos, formação de professores e educação em Ciências.

Rones de Deus PARANHOS, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília - Faculdade de Educação (2017). É Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2009) e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí (2004). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM - UFG). Professor da Universidade Federal de Goiás (Departamento de Educação em Ciências - Instituto de Ciências Biológicas). É Vice-Diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB-UFG) e Vice-Coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (ICB-UFG). É membro fundador do Grupo de Estudos e Pesquisas Colligat - repesando a formação de professores ciências e biologia; membro do grupo de Estudos e Pesquisas TRABEDUC (Trabalho Docente e Educação Escolar); Coordenador da Rede de Pesquisa em Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos (REPEC-EJA); Membro da Coordenação Colegiada do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem do conhecimento científico (biológico), formação de professores de ciências/biologia e educação de jovens e adultos.

Simone Sendin Moreira GUIMARÃES, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação (licenciatura) em Biologia pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (1998), especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de São Paulo - USP (2001), mestrado em Educação - Ensino de Ciências pela UNIMEP (2003) e doutorado em Educação Escolar - Formação de Professores pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP (2009). Atualmente é professora Adjunto IV do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG). É coordenadora do PIBID Biologia (2014 -2018) e professora do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Educação em Ciências e Matemática da UFG. Coordena o Grupos de Pesquisa Colligat - (re)pensando a formação de professores de ciências e biologia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Ensino de Ciências e Biologia; Epistemologia Ambiental; História e Filosofia da Ciência

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Publicado

2020-03-02

Como Citar

ECHALAR, A. D. L. F.; PARANHOS, R. de D.; GUIMARÃES, S. S. M. A formação de professores de Biologia no contexto das pesquisas acadêmicas brasileiras. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, n. jan/dez, 2020. DOI: 10.29286/rep.v29ijan/dez.7985. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7985. Acesso em: 28 mar. 2024.