Teoria da atividade de estudo: etapas no seu desenvolvimento

Autores

DOI:

10.29286/rep.v29ijan/dez.7454

Palavras-chave:

Sistema Elkonin-Davidov-Repkin, Teoria da Atividade de Estudo, Periodização

Resumo

Aborda-se o sistema Elkonin-Davidov-Repkin e, mais especificamente, a Teoria da Atividade de Estudo (TAE). O objetivo é o processo de gênese e consolidação da teoria a partir de uma periodização que se estabelece da análise das transformações experimentadas, ao longo de meio século, por três de seus indicadores ou aspectos principais: conceito, conteúdo e estrutura. Sobre a base desses aspectos e do diálogo com um volume amplo de fontes, foi possível identificar três etapas no desenvolvimento da TAE: operacional, motivacional e emocional. Conclui-se que a periodização proposta expressa o movimento dos representantes da teoria no sentido de desenvolver uma concepção didática com foco, principalmente, na constituição subjetiva das crianças.

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Biografia do Autor

Roberto Valdés PUENTES, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba . Pós-Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Granada, Espanha. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia - FACED/UFU

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Publicado

2020-03-02

Como Citar

PUENTES, R. V. Teoria da atividade de estudo: etapas no seu desenvolvimento. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, n. jan/dez, 2020. DOI: 10.29286/rep.v29ijan/dez.7454. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7454. Acesso em: 29 mar. 2024.