Decolonialidade e identidade, conexões com saberes e fazeres no território da cidadania da baixada cuiabana

Autores

  • Lisanil da Conceição Patrocínio PEREIRA leal@unemat.br
    Universidade Estadual de Mato Grosso
  • Boaventura Souza SANTOS bsantos@ces.uc.pt
    Universidade de Coimbra -PT
  • Luiz Augusto PASSOS passospassos@gmail.com
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
  • Lori Hack de JESUS rep@ufmt.br
    UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

DOI:

10.29286/rep.v26i62/2.5496

Palavras-chave:

Território. Identidade. Juventude. Mulheres.

Resumo

O presente texto foi construído a partir de experiências vivenciadas com trabalhos de formação continuada e pesquisas advindas da linha: Educação e Diversidade, da UNEMAT/Campus de Juara, curso de Pedagogia, principalmente, com o apoio dos projetos de extensão e pesquisas sobre Educação e Diversidade. Mas, recentemente, somando-se ao Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Educação (GPMSE), ensaia-se a articulação necessária entre Freire e Merleau-Ponty (PASSOS, 2014). Aliás, foram os encontros dos projetos e dos grupos de pesquisas da UNEMAT e UFMT que contribuíram com a aproximação ao movimento da economia solidária, encontros e vivências que hoje vão além do projeto.

 

Palavras-chave: Território. Identidade. Juventude. Mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisanil da Conceição Patrocínio PEREIRA, Universidade Estadual de Mato Grosso

Professora da UNEMAT. Pós-doutora em Educação pela UFMT sob a supervisão do prof. Luiz Augusto Passos. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Leal e do NEDET/Baixada Cuiabana. UNEMAT. Endereço: Av. Rio Arinos, Juara-MT. Tel.: (65) 3556-2940. Cep 78.575-000. Email: .

Boaventura Souza SANTOS, Universidade de Coimbra -PT

Professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Atualmente é professor da Universidade Wisconsin-Madison nos Estados Unidos. Coordenador do CES (Centro de Estudos Sociais) e do Observatório Permanente de Justiça da Universidade de Coimbra.

Luiz Augusto PASSOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT. Coordenador do Grupo de Pesquisa GEMPO (Movimentos Sociais e Educação).

Lori Hack de JESUS, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Professora da UNEMAT. Mestre em Educação pela UFMT. É integrante do grupo de pesquisa: Laboratório de Estudos e Pesquisas da Diversidade da Amazônia Legal (LEAL), onde coordena projetos na área da educação em relações raciais.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 2007.

BRASIL. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Plano Brasil Quilombola. Brasília, DF: Seppir, 2004.

______. Presidência da República. Secretaria de Políticas para as Mulheres. Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Brasília, DF: Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2013.

_______. Presidência da República. Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Secretaria de Políticas para as Mulheres. Mulheres do campo e da floresta: Diretrizes e ações nacionais. Brasília, DF, 2011.

CANDIDO, Antônio. Os parceiros do rio bonito. Rio de Janeiro: Saraiva, 2010.

CASALDÁLIGA, Pedro. Uma igreja da Amazônia em conflito com o latifúndio e a marginalização social. Carta Pastoral: São Félix do Araguaia, 10 out. 1971. Disponível em: <http://www.prelaziasaofelixdoaraguaia.org.br/dompedro/01Car taPastoralDomPedro.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2016.

CISNE, Mirle. Feminismo e consciência de classe no Brasil. São Paulo: Cortez, 2014.

CRUZ, Elizabeth Ferreira da. Ação política, transformação social e reconstrução de identidades: um olhar a partir do feminismo para a militância das mulheres rurais nos movimentos sociais. 2008. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-graduação em Sociologia, Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2012.

DUSSEL, Domingos Enrique. 1492: o encobrimento do Outro: a origem do “mito da modernidade”. Conferências de Frankfurt. Tradução de Jaime A. Clasen. Petrópolis: Vozes, 1993.

______. Ética da libertação: na idade da globalização e da exclusão. Tradução de Epharaim Ferreira Alves. Jaime A. Clasen e Lúcia M. E. Orth. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

FERREIRA, Waldineia Antunes Alcântara; PEREIRA, Lisanil da Conceição Patrocínio; JESUS, Lori Hack. Tecendo a rede: movimentos... trançados... nós entre nós e conosco mesmo. In: PASSOS, Luiz Augusto et al. (Org.). Ruação: das epistemologias da rua à política da rua. Cuiabá: EdUFMT, Editora Sustentável, 2014. p. 253-265. (Série PalavrAção – pesquisa e vulnerabilidades – v. 1). Disponível em: <http://www.editora.ufmt.br/download/ebook_RuaAcao.pdf.>. Acesso em: 30 nov. 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

______. Pedagogia da Esperança. Reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

______. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.

______. Pedagogia da solidariedade. Gravação, transcrição e tradução de Walter Ferreira de Oliveira. Org. e Supervisão da tradução de Nita Freire. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2014.

______. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 52. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2015.

PASSOS, Luiz Augusto et al. Memórias merleau-freireanas e perspectivas de trajetórias. In: PASSOS, Luiz Augusto et al. (Org.). Ruação: das epistemologias da rua à política da rua. Cuiabá: EdUFMT; Editora Sustentável, 2014. p. 369377. (Série PalavrAção – pesquisa e vulnerabilidades – v. 1). Disponível em: <http://www.editora.ufmt.br/download/ebook_RuaAcao.pdf.>. Acesso em: 30 nov. 2016.

PASSOS, Luiz Augusto. Palestra no Fórum Social Mundial. Porto Alegre, 2015. (Informação verbal). MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos A. R. de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

______. Conversas – 1948. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Downloads

Publicado

2017-08-21

Como Citar

PEREIRA, L. da C. P.; SANTOS, B. S.; PASSOS, L. A.; JESUS, L. H. de. Decolonialidade e identidade, conexões com saberes e fazeres no território da cidadania da baixada cuiabana. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 62/2, p. 509–525, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i62/2.5496. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5496. Acesso em: 16 abr. 2024.