Movimentos sociais da Bolívia

Autores

  • Carlos Cortez ROMERO cortezc@uol.com.br
    FACED/UFJF. Membro do Núcleo de Educação, Trabalho e Tecnologia (NETTEC/UFJF). (cortezc@ uol.com.br)

DOI:

10.29286/rep.v16i31.5184

Palavras-chave:

Movimentos sociais. Educação. Mudança social.

Resumo

Os movimentos sociais são sistemas organizativos de participação social, de elaboração de discursos identitários e de formulação de propostas capazes de afetar as estruturas institucionais dos Estados. Podem ser vistos, nessa perspectiva, como atores coletivos plurais, conformados por uma variedade de organizações dotadas de interesses particulares e voltados à definição de objetivos comuns, mudanças sociais, culturais ou políticas que possibilitem o reconhecimento de seus interesses. Tais movimentos, entre outros, têm como objetivo reivindicar às autoridades políticas do Estado a promoção de mudanças em determinadas políticas públicas, tratando-se, nesse caso, de movimentos sociopolíticos estruturais que visam à modificação de aspectos pontuais da normativa estatal ou buscam assumir o controle do Estado para promover uma nova ordem nesse âmbito. Este último é vivenciado pela experiência dos movimentos sociais da Bolívia e se expressa pela vitória de Evo Morales naquele país. O presente artigo trata dessa história, destacando o papel da educação na formação intelectual das lideranças dos movimentos sociais indígenas, seus principais protagonistas.

Palavras-chave: Movimentos sociais. Educação. Mudança social.

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Biografia do Autor

Carlos Cortez ROMERO, FACED/UFJF. Membro do Núcleo de Educação, Trabalho e Tecnologia (NETTEC/UFJF). (cortezc@ uol.com.br)

Professor Adjunto da FACED/UFJF. Membro do Núcleo de Educação, Trabalho e Tecnologia (NETTEC/UFJF). (cortezc@ uol.com.br)

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Publicado

2017-06-13

Como Citar

ROMERO, C. C. Movimentos sociais da Bolívia. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 29–47, 2017. DOI: 10.29286/rep.v16i31.5184. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5184. Acesso em: 18 abr. 2024.