Avaliação da pós-graduação: o impacto da dimensão regional. Post-graduation evaluation: the regional dimension impact

Autores

  • José Silvério Baia HORTA silveriohorta@vivax.com.br
    Univerisdade Federal do Amazonas http://www.ufmt.br

DOI:

10.29286/rep.v18i37.486

Palavras-chave:

Pós-graduação. Desequilíbrios regionais. Educação-Pós-graduação. Pós-graduação, avaliação.

Resumo

Este artigo está dividido em duas partes. Na primeira são identificados os desequilíbrios existentes na pós-graduação no Brasil, entre áreas e entre regiões, e os impactos dos mesmos no processo de avaliação dos Programas, realizado pela Capes. Na segunda são discutidas as posições assumidas pela Área de Educação com relação a estes desequilíbrios, priorizando a análise do documento “Avaliação da Pósgraduação: diretrizes, critérios e indicadores”, elaborado em 2005 pelo Fórum dos Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Educação. Conclui identificando as ambiguidades presentes nos conceitos de região, área, representatividade regional, inserção social e solidariedade, quando utilizados para analisar questões relacionadas com a pós-graduação. Abstract This article is shared into two parts. In the first one, Brazil post-graduation imbalances, between areas and between regions, and the impacts of these in the Programmes evaluation process, powered by Capes, are identified. In the second one, the positions taken by the Education Area about these imbalances are discussed, focusing on the analysis of the document “Avaliação da Pós-graduação: diretrizes, critérios e indicadores”, created in 2005 by the Education Post-graduate Programmes Coordinators Forum. The article ends identifying ambiguities in region concepts, area, regional representation, social integration and solidarity, when they are used to examine issues related to post-graduation. Keywords: Brazil-Post-graduation. Regionals imbalances. Education-Post-graduation. Post-graduation–evaluatio.

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Biografia do Autor

José Silvério Baia HORTA, Univerisdade Federal do Amazonas

Doutor em Educação pela Université Paris V – René Descartes. Professor Titular Aposentado da
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador Visitante CNPq/Universidade Federal do Amazonas.
Endereço: Rua 2, casa 2, quadra A, Jardim Primavera I, Parque Dez, Manaus, Amazonas.
CEP: 69054-230

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Recebimento em: 04/05/2009.

Aceite em: 06/05/2009.

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Publicado

2012-09-20

Como Citar

HORTA, J. S. B. Avaliação da pós-graduação: o impacto da dimensão regional. Post-graduation evaluation: the regional dimension impact. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 18, n. 37, p. 351–369, 2012. DOI: 10.29286/rep.v18i37.486. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/486. Acesso em: 20 abr. 2024.