Avaliação da pós-graduação: o impacto da dimensão regional. Post-graduation evaluation: the regional dimension impact

José Silvério Baia HORTA

Resumo


Este artigo está dividido em duas partes. Na primeira são identificados os desequilíbrios existentes na pós-graduação no Brasil, entre áreas e entre regiões, e os impactos dos mesmos no processo de avaliação dos Programas, realizado pela Capes. Na segunda são discutidas as posições assumidas pela Área de Educação com relação a estes desequilíbrios, priorizando a análise do documento “Avaliação da Pósgraduação: diretrizes, critérios e indicadores”, elaborado em 2005 pelo Fórum dos Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Educação. Conclui identificando as ambiguidades presentes nos conceitos de região, área, representatividade regional, inserção social e solidariedade, quando utilizados para analisar questões relacionadas com a pós-graduação. Abstract This article is shared into two parts. In the first one, Brazil post-graduation imbalances, between areas and between regions, and the impacts of these in the Programmes evaluation process, powered by Capes, are identified. In the second one, the positions taken by the Education Area about these imbalances are discussed, focusing on the analysis of the document “Avaliação da Pós-graduação: diretrizes, critérios e indicadores”, created in 2005 by the Education Post-graduate Programmes Coordinators Forum. The article ends identifying ambiguities in region concepts, area, regional representation, social integration and solidarity, when they are used to examine issues related to post-graduation. Keywords: Brazil-Post-graduation. Regionals imbalances. Education-Post-graduation. Post-graduation–evaluatio.

Palavras-chave


Pós-graduação. Desequilíbrios regionais. Educação-Pós-graduação. Pós-graduação: avaliação.

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Recebimento em: 04/05/2009.

Aceite em: 06/05/2009.




DOI: https://doi.org/10.29286/rep.v18i37.486

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