A presença dos jogos de papéis na Educação Infantil

Autores

  • Maria Lidia Sica Szymanski szymanski_@hotmail.com
    UNIOESTE - Campus Cascavel - PR
  • Lisiane Gruhn Colussi lisianegcolussi@gmail.com
    UNIOESTE - Campus Cascavel - PR

DOI:

10.29286/rep.v28i67.4170

Palavras-chave:

Educação Infantil. Jogos protagonizados. Psicologia Histórico-Cultural

Resumo

Investiga-se se os jogos protagonizados ocorrem na Educação Infantil, pesquisando-se o Estado do Conhecimento, e apresenta-se um Estudo de Caso, referente a uma escola municipal, organizado em duas etapas: uma documental, envolvendo a análise do Projeto Pedagógico, e a outra envolvendo observação e anotações em caderno de campo das atividades lúdicas de crianças de 5 a 6 anos, durante 14 horas. Constatou-se que a Educação Infantil não resolveu o falso dilema entre escolarizar e brincar, e não propicia tempo e espaço para jogos protagonizados. Conclusivamente, ressalta-se a importância de que a escola possibilite tais jogos, os quais são fundamentais para o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo.

Palavras-chave: Educação Infantil. Jogos protagonizados. Psicologia Histórico-Cultural.

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Biografia do Autor

Maria Lidia Sica Szymanski, UNIOESTE - Campus Cascavel - PR

Mestre e Doutora em Psicologia (USP). Docente do Mestrado em Educação (UNIOESTE). Líder do GPAAD - Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Ação Docente.

Lisiane Gruhn Colussi, UNIOESTE - Campus Cascavel - PR

Mestre em Educação (UNIOESTE). Membro do GPAAD - Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Ação Docente.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

SZYMANSKI, M. L. S.; COLUSSI, L. G. A presença dos jogos de papéis na Educação Infantil. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 28, n. 67, p. 41–61, 2018. DOI: 10.29286/rep.v28i67.4170. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4170. Acesso em: 16 abr. 2024.