Pesquisa com crianças: entre a experiência no campo e a escrita do texto

Autores

  • Irene Carrillo Romero Beber irenecrbeber@gmail.com
    Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT
  • Maria Carmen Silveira Barbosa licabarbosa@ufrgs.br
    UFRGS

DOI:

10.29286/rep.v28i67.3764

Palavras-chave:

Pesquisa. Escrita. Educação Infantil. Corporeidade

Resumo

ResumoA tessitura do texto foca em dois momentos do desenvolvimento da pesquisa com crianças. O primeiro é relativo ao processo de observação: estar com as crianças numa atitude de escuta, marcada pela presença física do pesquisador na captura das cenas e episódios e nos processos de interação entre o pesquisador e os sujeitos da pesquisa. O segundo diz respeito ao processo de distanciamento da escrita, a teorização das ações vivenciadas no campo de pesquisa. Os dados gerados indicam que pesquisar com crianças envolve interações afetivas e corpóreas, ou seja, a presença pessoal afeta e é afetada pelas experiências vividas no campo.

 

Palavras-chave: Pesquisa. Escrita. Educação Infantil. Corporeidade.

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Biografia do Autor

Irene Carrillo Romero Beber, Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT

Professsora na Faculdade de Educação e Linguagem, no curso de Pedagogia no Campus de Sinop, atuando nas disciplinas de Estágio Supervisionado de 0 a 3 anos e na didática em Educação Infantil.

Atualmente desenvolve pesquisa com crianças bem pequenas, bem como buscar analisar nestes estudos a contribuição dos adultos nos processos de aprendizagens das crianças.Nesse estudo tem por objetivo refletir sobre os processos de formação continuada e a prática dos docentes na Educação Infantil.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

BEBER, I. C. R.; BARBOSA, M. C. S. Pesquisa com crianças: entre a experiência no campo e a escrita do texto. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 28, n. 67, p. 63–83, 2018. DOI: 10.29286/rep.v28i67.3764. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3764. Acesso em: 19 abr. 2024.