Urbanismo e educação na cidade do Rio de Janeiro dos anos 1920: aproximações

Autores

DOI:

10.29286/rep.v21i45.336

Palavras-chave:

História da Educação. Educação Primária. Reforma Urbana. História da cidade do Rio de Janeiro.

Resumo

A cidade do Rio de Janeiro foi marcada, na década de 1920, por tentativas de articulação das iniciativas isoladas de reconfiguração e higienização já empreendidas desde a virada para o século XX: racionalizar os espaços e tempos sociais e disciplinar os seus usos constituíam-se como desafios. Em razão disso, a educação à época também foi pensada como forma de intervenção social. O artigo, discutindo essas questões, focaliza as operações empreendidas pela Diretoria de Instrução e pela Administração Municipal. Baseado na análise de periódicos, legislação educacional e projetos de reforma da cidade, problematiza as dimensões educacionais e urbanas de governo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Paulilo, UNICAMP

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Professor da Faculdade de Educação da UNICAMP e pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação da USP (NIEPHE-USP).

José Cláudio Sooma Silva, UFRJ

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação da UFRJ, Pesquisador do CNPq, coordenador do Projeto “Estratégias Educacionais e Representações Urbanas: dimensões da modernidade carioca”

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

PAULILO, A. L.; SILVA, J. C. S. Urbanismo e educação na cidade do Rio de Janeiro dos anos 1920: aproximações. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 45, p. 127–143, 2012. DOI: 10.29286/rep.v21i45.336. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/336. Acesso em: 24 abr. 2024.