Avaliação compartilhada como ação formadora de futuros professores que ensinam matemática

Autores

  • Laura Pippi FRAGA laurapippifraga@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Santa Maria
  • Anemari Roesler Luersen Vieria LOPES anemari.lopes@gmail.com
    Programa de Pós-graduação em Educação -Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

10.29286/rep.v26i61.3198

Palavras-chave:

Formação de professores, Avaliação compartilhada, Educação Matemática nos anos iniciais.

Resumo

Este artigo, constituído a partir dos resultados de uma pesquisa de mestrado, tem por objetivo discutir a avaliação compartilhada como ação formadora de futuros professores envolvidos num projeto em que organizam atividades de ensino de Matemática voltadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para atingir o objetivo proposto, analisa-se uma das Unidades Didáticas, fazendo uso de registros escritos, de gravações dos encontros e de um questionário. Foi possível identificar que os futuros professores atribuem dois sentidos à avaliação e que a condição de compartilhamento permite a compreensão de aspectos relacionados ao ensino, caracterizando a avaliação como uma ação formadora.

 

Palavras-chave: Formação de Professores. Avaliação compartilhada. Educação Matemática nos Anos Iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Pippi FRAGA, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e doutoranda em Educação pela mesma instituição. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - GEPEMat.

Anemari Roesler Luersen Vieria LOPES, Programa de Pós-graduação em Educação -Universidade Federal de Santa Maria

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUI, (1988) mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP-Rio Claro(1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo/USP (2004). Faz Pós-Doutoramento na Universidade de São Paulo (USP). Foi professora da Rede Pública Estadual de Santa Catarina e da Universidade do Oeste de Santa Catarina/UNOESC. Atualmente é professora da Área de Educação Matemática, do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM; dos cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Educação Especial. É orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE-UFSM e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física/PPGEM&EF/UFSM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação matemática, formação de professores, ensino e aprendizagem e prática pedagógica. Coordenadora do Núcleo UFSM do projeto "Educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Princípios e práticas da organização do ensino"- OBEDUC/CAPES. Coordenadora de Área do subprojeto Interdisciplinar Educação Matemática do PIBID/UFSM. Coordenadora do Clube de Matemática (projeto FIEX-UFSM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat-UFSM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe/USP). Membro da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática e da Anped -Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação.

Referências

CEDRO, W. L. O espaço de aprendizagem e a atividade de ensino: o clube de matemática. 2004. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

KOPNIN, P. V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1978.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Editora Moraes Ltda, 1978.

_____. Actividad, consciência, personalidad. 2. ed. Habana: Pueblo y Educación, 1983.

LOPES, A. R. L. V. Aprendizagem da docência em matemática: o Clube de Matemática como espaço de formação inicial de professores. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2009.

_____. A aprendizagem docente no estágio compartilhado. 2004. 192 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

MIGUEIS, M. da R.; AZEVEDO, M. da G. (Entre) cruzando saberes. In: MIGUEIS, M. da R.; AZEVEDO, M. da G. (Orgs.) Educação Matemática na Infância: abordagens e desafios. Vila Nova de Gaia: Gailivro, 2007. p. 15-24.

MORETTI, V. D. Professores de matemática em Atividade de ensino: Uma Perspectiva histórico-cultural para a formação docente. 2007. 208 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação – USP, São Paulo.

MORETTI, V. D. Aprendizagem da docência em atividade de ensino no clube de matemática. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 18, Número 3, Setembro/Dezembro de 2014: 511-517.

MORETTI, V. D. O problema lógico-histórico: aprendizagem conceitual e formação de professores de matemática. P O I É S I S – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – Universidade Do Sul De Santa Catarina-Unisul, Tubarão, Número Especial, p. 29 - 44, Jan/Jun 2014.

MOURA, M. O. de. Matemática na infância. In: EDIÇÕES GAILIVRO (Org.). Educação matemática na infância. Abordagens e desafios. Vila Nova de Gaia: Gailivro, 2007. p. 39-64.

_____. Pesquisa colaborativa: um foco na ação formadora. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.) Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: Editora UNESP, 2004. Cap. 18, p. 257-284.

_____; et al. A atividade Orientadora de Ensino como Unidade entre Ensino e Aprendizagem. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo (Org.). A atividade pedagógica na teoria Histórico-Cultural. Brasília: Líber livro, 2010. p. 81-110.

MOURA, M. O. de, LOPES, A. R. L. V.; CEDRO, W. L. A formação inicial de professores que ensinam matemática: a experiência do Clube de Matemática. Revista da Educação, XVI (2), 2008: 123-137.

MORAES, S. P. G. de. Avaliação do processo e ensino e aprendizagem em matemática: contribuições da teoria histórico-cultural. 2008. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008.

PÉREZ GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (Org.) Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 93-114.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? São Paulo: Cortez, 1994.

RIGON, A.J.; ASBAHR, F.S.F.; MORETTI, V.D.. Sobre o processo de humanização. In: MOURA, M.O. (coord.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Líber, 2010.

RUBTSOV, Vitaly. A atividade de aprendizado e os problemas referentes à formação do pensamento teórico dos escolares. In: GARNIER, Catherine, BERDNARZ, Nadine, ULANOVSKAYA, Irina (orgs.). Após Vygotsky e Piaget: perspectiva social e construtivista. Escola russa e ocidental. Tradução: Eunice Gruman. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, p.129-137.

SILVA, R. S. Os indícios de um processo de formação: A organização do ensino no Clube de Matemática. 2013. 215 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2013.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NOVOA, Antonio (org). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992, p. 77-91.

VAZ, H. G. B. A Atividade Orientadora de Ensino como organizadora do trabalho docente em matemática: a experiência do Clube de Matemática na formação de professores dos anos iniciais. 2013. 154 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2013.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

_____. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: LURIA, A. R.; LEONTIEV, A.; VYGOTSKY, L. S. (Orgs). Psicologia e Pedagogia: Bases Psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. São Paulo: Moraes, 1991.

_____. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

ZEICHNER, K. Novos caminhos para o practicum: uma perspectiva para os anos 90. In NÒVOA, A. Os Professores e a sua formação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1992. p. 115-138.

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

FRAGA, L. P.; LOPES, A. R. L. V. Avaliação compartilhada como ação formadora de futuros professores que ensinam matemática. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 61, p. 223–243, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i61.3198. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3198. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências e Matemática